sexta-feira, 11 de junho de 2010

“Vá para fora cá dentro”

“Vá para fora cá dentro” foi um apelo escusado do Presidente da República. A maioria dos portugueses é o que faz no período de férias, fica em casa!

Vivi numa cidade, onde durante muito tempo só alguns privilegiados saíam de férias, mas mesmo assim indo para “fora cá dentro”. Tal acontecimento era de tal maneira raro e exclusivo de alguns que era noticiado, na crónica social, no jornal da terra – “… Acabamos de nos despedir do Sr. Fulano de Tal que partiu acompanhado da extremosa esposa e adorados filhos, para um merecido mês de descanso a banhos na bonita cidade de Espinho onde …”.

Os mais dotados de sentido de humor diziam “vou para a praia do cagalhão”, numa alusão a não terem outro remédio do que passar as suas férias refrescando-se nas águas de um açude do rio, no lugar onde também desembocava o esgoto de um dos bairros da cidade. Mais sofisticado na escolha do lugar de férias, um conhecido personagem da terra, quando chegada a época, despedia-se dos vizinhos, e depois de chamar um “carro de praça “ partia, para escassos metros depois parar numa casa, onde alugava um quarto durante o mês, que não era mais do que o “tasco” que frequentava habitual e diariamente. Os vizinhos despediam-se com simpáticos acenos e desejos de boa viagem, para passado o mês o receber ansiosos de saber que tal tinham sido os merecidos dias de descanso.

De uma forma ou outra, nos dias de hoje as coisas não são diferentes! Somente uma escassa percentagem dos portugueses vai para fora nas férias e esses não ouvem o Senhor Presidente da República.

Não havia “nexexidade” Sr. Ministro Vieira da Silva!

Um comentário: