segunda-feira, 24 de maio de 2010

Monarquia ou República?

Dizem que nos tempos que correm, não existem mais razões para discutir as vantagens ou inconvenientes entre os regimes republicano e monárquico. Existirão diferenças entre eles?
Da “ética republicana” à “nobreza aristocrática da monarquia” no melhor pano cai a nódoa”!
Fergie, perdão! Sarah Ferguson, a duquesa de York, foi apanhada numa trama montada por um jornalista que se fazia passar por empresário e que a filmou, oferecendo acesso ao seu ex-marido, o príncipe André. A duquesa prometia abrir portas a troco de 500 mil libras (quase 576 mil euros) "five hundred thousand pounds, when you can, to me … open doors”. Que linguagem! Os contornos do acontecimento podem ser lidos e vistos em toda a imprensa mundial. Parece ser que a senhora, mostrando-se muito consternada pela situação já pediu desculpas, desconhecendo-se a quem as pediu, se ao seu ex-marido, se à rainha, se às suas filhas ou se ao povo do Reino Unido!
Ainda que o método seja questionável, principalmente no ponto de vista que define a “ética republicana”, há pelo menos uma diferença que separa o acontecimento ocorrido em terras da monarquia britânica, da putativa ocorrência de acontecimento de igual cariz em terras da república portuguesa! Aqui já teria havido vários - paladinos do “direito à privacidade”, defensores intransigentes dos mais diversos códigos (que a minha ignorância me impede de citar) de juízes prontos a condenar o uso ilícito de filmagens ou “segredo de justiça” - impedir a divulgação de tais imagens, chegando mesmo a dizer que tais filmagens jamais poderiam constituir ónus para investigação judicial.
Esta é a grande diferença!..Ou não tem sido assim entre nós?

Um comentário:

  1. … e não entendem o Papa Bento XVI quando se refere aos relativismos, …
    Uma das frases mais toscas e mais na génese de tanto descalabro é,
    – O gosto é relativo. – Como se a estética se conformasse na ignorância e o “nacional porreirismo” se justificasse no porque sim …

    ResponderExcluir