sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Discriminados?


Discriminar significa basicamente distinguir, diferençar, separar. Em termos sociais discriminar é tratar de modo desigual, injusto e preconceituoso alguém ou grupos, principalmente por motivos de ordem religiosa, étnica ou sexual. Sendo moralmente inaceitável, qualquer forma de discriminação é condenada na Declaração Universal dos Direitos do Homem e da maioria dos textos constitucionais das modernas democracias.
No entanto, mais por razões políticas, convencionou-se falar em formas de discriminação positivas. Tal como os avessos à crítica, e normalmente amantes do “politicamente correcto” decidiram criar a critica construtiva em oposição à destrutiva. Decididamente uma crítica deve ser analítica, se é destrutiva não é crítica e, uma discriminação de pessoas será sempre uma separação que leva à exclusão social.
Vem isto a propósito, do que nos últimos tempos, nas sociedades “modernas”, o grupo de homossexuais vem lutando afincada e militantemente contra a sua discriminação e exclusão social. Alguns grupos já reclamaram contra o facto de a organização do mundial de futebol de 2022 ter sido atribuída ao Qatar, um país que proíbe e persegue os homossexuais. Mas, já para o Euro2012, organização a cargo da Polónia, um grupo de homossexuais polacos apelou para que lhes sejam proporcionados lugares separados, alegadamente para os proteger de eventuais riscos e agressões.
Afinal, parece que discriminar os homossexuais é aceitável e até dá jeito aos próprios!
Já agora separem os homens das mulheres, para evitar que as últimas sejam abusadas e apalpadas na multidão… O México já o faz em algumas carruagens de algumas linhas do metropolitano!
Eu pela minha parte, como homem heterossexual, sim que me sinto cada vez mais discriminado…

Nenhum comentário:

Postar um comentário