quarta-feira, 28 de julho de 2010

Privatizada!



A imprensa desta manhã noticiava: A REN (Redes Energéticas Nacionais) “está pronta para ser privatizada”, garantiu hoje João Nuno Palma, director financeiro da empresa, durante a apresentação dos resultados do primeiro semestre de 2010. 
O director financeiro da REN, anunciava, alegremente, “missão cumprida”, a rede portuguesa de electricidade pode ser privatizada. O último dos “anéis” está pronto para ser vendido! Depois ficarão os dedos… Virão novos estatutos, bloqueados por uma “golden share”, nomeação pelo governo de administradores executivos (com chorudos salários que envergonharão os mais dignos), oferta de compra de acções, naturalmente, por uma das eléctricas da vizinha Espanha, Endesa ou Iberdrola, mais provavelmente da Iberdrola - atendendo à atempada contratação em 2004 dos serviços do ex-ministro Pina de Moura para presidente da Iberdrola Portugal -, uso da “golden share” pelo governo português, acção no tribunal europeu, oferta pública de aquisição, considerada hostil… Onde é que eu já vi isto!

2 comentários:

  1. Viste o filme completo! – eu também; e sei pela imprensa o que aconteceu nos Estados Unidos fruto da privatização das redes eléctricas.
    Ontem, vi reunidos sob o mesmo tecto – na Fundação Champalimaud – um conjunto de pategos a falar do que não sabem e imaginei os lugares que cobiçarão … possivelmente a REN.

    ResponderExcluir