domingo, 21 de novembro de 2010

Estatísticas!


Servem para tudo! Às vezes para justificar o injustificável! Felizmente tive um mestre que me ensinou o mais básico, mas também talvez o mais importante: a aleatorizar ou por outras palavras a sortear…
Dizer que os portugueses são estritos cumpridores das normas mais básicas de higiene, como o simples acto de lavar as mãos sempre que vão à casa de banho, pode ser uma especulação  e não corresponder de todo à verdade!
Mesmo depois, da "temível" gripe A, em que foi realizada uma intensa campanha que ensinava os procedimentos correctos de como lavar as mãos, as pessoas continuam a passar olimpicamente de o fazer sempre que passam por uma casa de banho pública!
Se gosta de estatísticas, verifique e comprove-o, simplesmente observando e registando cada episódio: mijou e lavou ou não as mãos? Irá verificar que o número daqueles que mijam e saem sem lavar as mãos é mais frequente do que imaginamos… Tão frequente quanto aquilo que uma vez um amigo inglês me comentou: “Vocês perdem imenso tempo a cruzar uma porta... você primeiro... não por favor... faço questão... primeiro você... mas depois também recuperam rápido o tempo perdido! Sempre que vão ao WC,  antes de entrar já vão abrindo a braguilha... ”.
Qual a frequência dos que mijam e não lavam as mãos?
Qual a frequência dos que abrem antes a braguilha antes de entrar ao WC?
Use a estatística, registe os episódios, verifique e comprove. Não esqueça de aleatorizar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário