sábado, 30 de julho de 2011

Quotas?


O novo modelo de avaliação docente, mantem , as quotas relativas às classificações de Muito Bom, que não podem exceder os 20 por cento e as de Excelente os cinco por cento. Nuno Crato diz que  “não existindo quotas somos todos excelentes. Isto tem que ser regulamentado”. Das duas uma: ou Nuno Crato se basta com 5 % de excelência no ensino e vai contra tudo o que até agora escreveu! Ou então o sistema, o modelo de avaliação ou os avaliadores não são fiáveis! Agora, limitar a excelência?

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Viva a crise!

Vários foram, hoje, os jornais que noticiavam o enriquecimento dos mais ricos de Portugal, que viram as suas fortunas aumentadas para 17,4 mil milhões de euros. Numa altura em que tanto se fala de crise, em que muitos de nós vimos o governo do PS meter, sem apelo nem agravo, a mão nos nossos bolsos; em que incredulamente assistimos, como primeiro acto de gestão de Passos Coelho no seu renovado governo PSD, ao “roubo” de metade do subsídio de enriquecer ainda mais nos últimos três anos. E vejam só, incrivelmente a lista é agora encabeçada pelo Sr. Américo Amorim! Sim, esse senhor que em nome da crise, utilizou em Fevereiro as facilidades então criadas para exercer o despedimento colectivo de 193 pessoas. Quando tudo isto (a crise) terminar, se alguma vez tal acontecer, quanto mais irão enriquecer estes senhores? Somos cada vez mais um país de ricos cada vez mais ricos e de pobres cada vez mais pobres. Viva a crise! dirão os ricos...


E a guarda não vê isto…

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Escutas!


Não foi diferente da demais imprensa internacional, a reacção que suscitou em Portugal em relação às escutas efectuadas no Reino Unido no apelidado “escândalo Murdoch”! Num país de "brandos costumes", em que se cultiva cada vez mais o voyerismo, se alguma vez tivermos oportunidade  de saber a quantidade de vezes que somos , sem o saber, escutados ilegalmente ou até mesmo debaixo de uma suposta legalidade, o escândalo será muito maior ao  “caso Murdoch”!



quinta-feira, 21 de julho de 2011

A nossa Europa!



Enquanto Barroso fazia um discurso dramático de apelo aos dirigentes europeus para encontrarem uma solução para a crise, Merkel e Sarkozy reuniam para acordar aquilo que vai hoje ser acordado na cimeira dos dezassete líderes dos países da zona euro.

É caso para perguntar: Quem ainda ouve Barroso? Para quê uma cimeira, quando o resultado da reunião de ontem poderia perfeitamente ser enviado por e- mail ou sms?

Tal como sempre quem manda é a Alemanha, enquanto a França faz de conta que conta! Só que desta vez, quem manda é a Alemanha sim, mas infelizmente pela mão de uma alemã vinda do Leste…

Nesta europa cada vez mais parecida a uma tourada, Barroso é um “peão de brega”, que com os seus “capotaços”, tenta confundir o público menos avisado, para   pense que é ele o toureiro. Sarkozy que gostava de ser ele a toureara fica-se pelas bandarilhas, algumas colocadas apressadamente fora do lugar, enquanto Angela sim que é o matador. Veremos no final, se há música, flores e volta à arena! Nós, o público, cada vez com menos olés, continuaremos a recolher os cabrestos e alisar o pó da arena, para que peões, bandarilheiros e matadores não escorreguem...

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Noticias! Que notícias?




Hoje - na Imprensa Falada e Escrita - chamava a atenção, pela importância das mesmas, as seguintes noticias:

A propósito de o Ministério das Finanças decidir proibir a acumulação de pensões de aposentação com qualquer salário no sector publico Alberto João Jardim acusou o Estado de ser “ladrão”. Nunca melhor dito: “ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão”!

Noticiava hoje a primeira hora da manhã a rádio Antena 1: “Com a participação de Arseniy Lavrantiev  Portugal estreou-se nos mundiais de natação”.  Ter-lhes-ia ficado bem dizer: o transmontano ou alentejano, Lavrantiev, iniciou hoje a sua participação nos mundiais de natação a decorrer em Xangai, na China. Sim, porque com esse apelido só poderá ser transmontano ou alentejano!

Aquele autarca que, quando Secretário de Estado do Ambiente de Cavaco Silva, disse que “beijar uma mulher que fuma é como lamber um cinzeiro” veio agora dizer que as portagens na via do infante são “inevitáveis”, quando há quatro meses o considerava “injusto”. A avaliar pela maleabilidade e flexibilidade de Macário Correia, resta-nos pensar que também ele deve ter lambido uns quantos cinzeiros…

A “Rádio  Brigantia” noticiava esta manhã que “Sobrinho Teixeira quer tomar chá com os empresários”. O presidente do IPB em entrevista disse referindo-se às relações com os empresários de Bragança: “precisamos de tomar chá juntos”. Na linguagem, tão do agrado, daqueles que falam o  politicamente correcto seria melhor que o Presidente do IPB tomasse uma infusão com os empresários!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Veste-te de tudo, menos de...

A decisão de a Universidade Católica definir “orientações” sobre o vestuário que professores, funcionários e alunos devem usar, não deve escandalizar ninguém. Na realidade o que é pedido é para que o vestuário seja o adequado “a uma instituição da igreja”.  
Grave mesmo é o Conselho Académico, fazendo jus ao pior da história da igreja (a "santa" inquisição"),  estimular  a comunidade académica à - sempre ingrata e imprópria - vigilância do cumprimento das regras.  
Este é tão só um dos muitos aspectos que distingue o ensino confessional!

Fé 


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Perguntas para quê?



Barack Obama, referindo-se à possibilidade de incumprimento dos EUA no pagamento da divida disse que “não somos a Grécia nem Portugal”. Porque será que Obama não disse não somos a Grécia nem a Irlanda?

Passos Coelho explica a uma revista francesa o “tempo de sacrifícios” que Portugal vive! Porque será que Passos explica em francês o que ainda não conseguiu explicar em português?

Governo, PSD e CDS dizem que o recente imposto ironicamente apelidado de “sobretaxa” é aplicado com “justiça social”! Como pode haver “justiça social” quando a dita “sobretaxa” só é aplicada a assalariados e pensionistas?

Policias de uma esquadra de Lisboa metem “baixa conjunta” como protesto à condenação de dois colegas a penas de prisão efectiva. Como é possível haver uma baixa conjunta, como fruto de um acto médico? Será o protesto uma doença susceptível de baixa?

“O verdadeiro perigo vem do leste” escrevia hoje o Público em titular de uma noticia, que depois de lida verificava-se que se referia aos adversários de equipas portuguesas nas próximas competições de futebol! Estariam também a referir-se a Angela Merckel?

Hoje tal como ontem, ou melhor tal todos os dias do ano, há perguntas que ou não necessitam respostas, ou por mais que perguntemos não as haverá! De qualquer modo: perguntar ofende?

Os pobres que paguem a crise.



Para quem prometeu que reduziria a despesa pública e não aumentaria os impostos, Passos Coelho deixou de ter autoridade para dizer seja o que for em relação aos seus antecessores, sejam eles os mais recentes ou não. A menos de um mês de tomar posse faz o que sem fizeram, desde o tempo dos senhores feudais, ou seja: meter a mão no bolso do povo sem apelo nem agravo!  Diz que todos vamos pagar! E os que possuem rendimentos de juros bancários, dividendos de acções? A esses nada se lhes pede… Tal como sempre:
Os pobres e não os ricos, como ingenuamente pensámos, que paguem a crise… Boa Passos Coelho, nesta guerra os ricos agradecem mais esta vitória!
 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Colossal!


Colossal foi o erro do PS, pela voz do não menos colossal Vitalino Canas, em comentar uma expressão de Passos Coelho proferida em una reunião da comissão politica do PSD. De estranhar é também a colossal indiscrição dos presentes em dita reunião! Colossais também serão, provavelmente, os demais epítetos proferidos em dita reunião em relação ao governo anterior! Colossal foi a sagacidade de Canas em comentar “mexericos”! Colossal começa, como se adivinhava,  a ser a deriva do PS! Para tão colossais episódios só resta dizer:
Oh Vitalino, porque não te calas?

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um debate sem debate!


O que distingue Assis de Seguro? Assis, assaz inseguro, quer “refundar o PS”! Seguro, assaz seguro no aparelho, foi cauteloso! 
Diferenças? Só nas cores das gravatas que vestiam! De resto, assaz iguais entre si…

terça-feira, 12 de julho de 2011

We’re going to resolve this!



Os diversos dirigentes das diversas democracias europeias que fazem parte da União europeia são unânimes em dizer que se necessita de “uma resposta europeia” para “acalmar” os mercados. Alguns vão mais longe na adjectivação e dizem que se exige uma resposta «firme, articulada, clara e rápida». Durão Barroso, com a celeridade que a situação exige, disse estar a prepara lá “para o Outono” “propostas legislativas”! 
No entanto, parece que a crise não é só nossa (europeia) é também dos EUA! Só que a diferença está que de um lado, bem ou mal, há um líder que diz ‎"We’re going to resolve this, and we’re going to resolve this for a reasonable period of time, and we’re going to resolve it in a serious way," enquanto do outro há um vazio de liderança, de politicas, de respostas e até mesmo de rapidez… Lá para o “Outono” haverá “propostas”! Mas não se vê Barroso dizer: we’re going to resolve this…

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Avaliações?



Não vale a pena recriminar as agências de rating”; "Não temos que nos preocupar com agências de rating"; “Não podemos insultar os mercados, que são quem nos empresta o dinheiro": assim reagia a 13 de julho de 2010, em tom irónico e com ar seráfico o profundo conhecedor e professor de finanças Cavaco Silva, despindo a veste de  Presidente da República.
Quase um ano depois, a 9 de Julho de 2011, o mesmo professor, mas agora com ar de preocupado Presidente da República, classificava de “escandalosa” a decisão das agências de rating, em classificar como “lixo” o rating de Portugal, chegando mesmo a considerar "uma ameaça à estabilidade da economia europeia"…
Estamos mesmo a precisar, também, de uma agência que classifique e avalie a performance dos nossos políticos a começar pela do Presidente da República!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Portugal com rating a nível Iixo?

Afinal o anúncio por Passos Coelho do imposto extraordinário que nos desconta 50% do subsídio de natal, de nada serviu! As insaciáveis agências de rating, que poucos parecem saber explicar-nos para o que servem, marimbaram-se para o austero Passos Coelho e lançam aquilo que melhor sabem fazer, o pânico nos mercados e a desilusão entre os comuns mortais que perguntamos: Afinal para quê todo o sacrifico a que nos obrigam? Até quando nos vão sugar mais? De pouco valeu a Passos Coelho ter mentido aos portugueses quando em campanha eleitoral classificou de "disparate" mexer no subsidio de natal dos portugueses!
Perante tanta subserviência e incapacidadede governos e da própria Comissão Europeia com estes especuladores, haja alguém que tome a liderança desta pobre Europa! Se é que ainda vai a tempo?


Nobre? Não parece..



Sem honra, glória e até mesmo desprovido nobreza! Foi esta a forma que Fernando Nobre escolheu para abandonar a Assembleia da República. Aquele que dizia “se não puder ser nomeado presidente da Assembleia…” parecia desconhecer que para tal necessitava de  previamente ser eleito! Abandonou a Assembleia, sem contudo dizer - com uma altivez desmedida e armado em paladino da cidadania - esperar que um dia a Assembleia seja uma “casa da democracia, mas cidadania”…  Quem lhe terá encomendado tão intrépida acção de “cavaleiro andante”?

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tentações!



Em pequeno a minha mãe contava-me uma história que recordo frequentemente pelo que ela simboliza:
Um homem, já de idade avançada, que toda a vida limpou latrinas públicas, encontrou um dia em uma retrete estilo turco, uma carteira recheada de dinheiro.  Admirado com o achado, nada mais lhe ocorreu que pensar em voz alta, enquanto segurava na mão um punhado de notas: vieste tarde, mal e porcamente…
Fernando Nobre, renunciou hoje ao seu lugar na Assembleia da República! Também ele veio “tarde, mal e para não dizer “porcamente”  (por ser demasiado forte) tão forte,  direi sem glória e dignidade. Ele há tentações…