sábado, 29 de janeiro de 2011

"Errare humanum est"


Desculpar e pedir desculpa são dois nobres princípios. Independentemente das circunstâncias ou de quem o faz, pedir desculpa é, além de nobre, de homens com carácter. Desculpar é cristão, mas também de elevada moral. De qualquer modo, um pedido de desculpas tem de ter implícito o reconhecimento que se errou. Já o desculpar deve ser sincero, porque só assim haverá perdão, mas de modo algum deve branquear o erro ou dizendo de uma outra forma, no mais vulgar “Chico-espertismo” português, “varrer para baixo do tapete”!
O ministro Rui Pereira pediu desculpa, mas sem manifestar ter reconhecido o erro. O primeiro-ministro José Sócrates rapidamente “varreu para baixo do tapete” dizendo “… mas só erra quem age”.
Quem trabalha sabe bem que corre o risco de ser despedido por diversos motivos entre os quais “desinteresse repetido pelo cumprimento, com a diligência devida, de obrigações inerentes ao exercício do cargo ou posto de trabalho a que está afecto”.
O ministro não foi despedido, pese embora seja reincidente na falta de zelo no seu trabalho e seja hoje mais fácil despedir, graças à sua colega Helena André, ao corresponder a um anseio dos patrões “tornar mais fácil os despedimentos” justificado com a sarcástica desculpa de que é para “ alinhar a prática nacional com o que se passa nos outros países europeus e mais concretamente em Espanha”.
Errar humanum est, mas  para trabalhar ad glorian que seja Errar humanum est, perseverare diabolicum

domingo, 23 de janeiro de 2011

Uma campanha pouco alegre 2


Se tivesse de escolher o mais relevante que cada candidato disse durante a última campanha eleitoral, seleccionaria as seguintes frases:

“para serem mais honestos do eu têm que nascer duas vezes, duas vezes
 (Cavaco Silva)

“dêem-me um tiro na cabeça, porque sem um tiro na cabeça eu vou para Belém”
(Fernando Nobre)

"Digo em voz alta o que a maioria pensa em voz baixa. Portugal está cheio de intocáveis." 
(José Manuel Coelho)

querem por os contribuintes a pagar de novo a crise”
(Manuel Alegre)

“as sondagens não me preocupam, nem a própria eleição é uma obsessão para mim”
(Defensor Moura)

“Esta candidatura que assumo exprime a exigência de uma profunda ruptura e de uma efectiva mudança em relação às orientações políticas seguidas nas últimas décadas.”
(Francisco Lopes)

Hoje, foi a eleição e todo segue como dantes:
Cavaco Silva continua Presidente da República, sem explicar como é mais honesto que qualquer outro cidadão, que tenha até nascido duas vezes. Fernando Nobre não deu nem levou um tiro na cabeça, nem foi para Belém. Manuel Alegre vai continuar nos seus nefelibatismos políticos sem dar conta que são os contribuintes, tal como antes, que pagam a crise. Defensor de Moura menos mal que não estava preocupado com as sondagens, nem obsessionado em ser presidente. Francisco Lopes não chegou a explicar se a mudança nas orientações políticas a que se referia seriam no seu próprio partido. Resta o surpreendente José Manuel Coelho que entre outras disse a grande verdade: “digo em voz alta o que a maioria pensa em voz baixa”.

Caso BPN: O que esconde Cavaco?


Já temos presidente... desta cada vez mais triste república...

sábado, 22 de janeiro de 2011

“Polvete”


Ontem fui roubado e o ladrão teve o desplante de legalizar (artigo 19.º da Lei 55-A/2010) o roubo! Hoje, sábado, estou ainda atordoado pelo sucedido e pela incapacidade civil de exercer o meu direito de cidadania e exigir que se faça justiça.

Voltamos atrás no tempo! Normalmente sábado era um dia feliz para o trabalhador! Dia de pagamento, recebia o salário ao fim da manhã e começava a desfrutar do fim-de-semana, no dizer popular de Espanha “sábado, sabadete camisa nueva y polvete”. Agora tantos anos passados, sim continua a ser sábado, mas sem sabadete, porque o polvete foi a “foda” que ontem levamos!


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Contributo


Contributo para a enciclopédia da asneira. Estas são algumas das respostas a perguntas de um teste da disciplina de Zootecnia Geral:
“O tipo de gordura que podem ser encontrados na carcaça e corpo dos ruminantes são: hemicelulose, celulose e hidratos de carbono”
“O tipo de gordura do corpo é o toucinho porque a gordura do leite é para fazer manteiga”
“Hiperplasia é quando o animal está no seu pleno ou seja sente-se bem esta naquele período em que nada o chateia…”
“Hipertrofia consiste quando o animal se comporta de maneira diferente ou seja esta atrofiado com alguma coisa.”
“Hipertrofia é o aumento de órgãos ou crescimento de algo anatómico.”
“Hipertrofia é o atrofiamento dos órgãos internos do animal que vai afectar o crescimento. A hiperplasia é o aumento dos órgãos internos que também afecta o crescimento.”
“Os fenómenos de hiperplasia e hipertrofia é a evolução e crescimento deficiente do animal que cresce com problemas podendo transmitir aos seus descendentes”
“O cavalo quando está no fenómeno de hipertrofia, pula, salta como se quisesse mostrar que algo não está bem”
“Os ovinos procedem da família ovidae”
“Os ovinos procedem de três espécies”
“As formas que procedem os ovinos são os caprinos”
“Há uma raça que deixou de ter a sua lã natural e passou a ser calcada. Adaptações que derivaram do meio ambiente em que se encontrariam”
“A ovelha já é domesticada há muito tempo, mas houve a necessidade de torná-la fértil e com o cruzamento isso foi possível”
“Fertilidade é quando a ovelha encontra o carneiro e o cordeiro nasce morto”
“Fecundidade é quando a ovelha encontra o carneiro e o cordeiro nasce vivo”
“os termos mais usuais para descrever os bovinos são: bezerro, novilhos, vaca, égua”
“bobinos: touro, boi, vaca, vitela, borrego e nobilho”
Referindo-se a diferenças anatómicas do aparelho reprodutor de vacas e ovelhas disse:
- “Aparelho reprodutor das ovelhas é constituído por cardia, rúmen, pirolo, goteira esofágica etc”
-  “uma diferença duma para é as munições”
- “A vaca demora mais tempo a reproduzir que a ovelha”
- “as ovelhas no aspecto de anatomia ao aparelho reprodutor são mais gestantes que as vacas”
Rir? A mim deu-me vontade de chorar…

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cinzas!


Parece que o “cronista social” Carlos Castro terá manifestado a vontade de ver espalhadas as suas cinzas na cidade de Nova York. Cada um é livre de ter as idiossincrasias que melhor lhe aprouver… A dificuldade é saber se os que cá ficam são capazes de as realizar ou não! 
Será que Carlos Castro teria ficado contente de ver as suas cinzas serem, não espalhadas na cidade de Nova York, mas sim vertidas numa grelha de respiração do metro, por muito que essa grelha esteja entre a Rua 44 e a Broadway? Ridículo e execrável no mínimo… Mas o pior foi, ao que parece, que os nova-iorquinos não ficaram nada contentes em ter respirado as cinzas de Carlos Castro!  É verdade que cada um respira o ar que merece, mas esse ar ninguém o merecia …

 

sábado, 15 de janeiro de 2011

Uma questão de grau!

Licenciado vs mestre

Os injustificáveis, ineptos e inúteis CRUP e CCSISP anunciaram que os “licenciados pré-Bolonha” vão poder ter o grau de mestre. A inocuidade da medida não evita a pergunta óbvia: que grau académico os mestrados pré-Bolonha passarão a ter? Esta é o resultado do último brainstorming do CRUP e CCISP!
Já agora, e os doutores pré-Bolonha como passarão a designar-se?
Que mais irão inventar?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Um golpe de vista!



O Xico Cereja, também conhecido por Cerejinha, apodo que herdou do seu pai, era a típica figura popular, brejeira, tunante e satírica quanto bastasse, da cidade de Vila Real. Todos o conheciam e a grande maioria contribuía com as quotas que ele eficazmente cobrava, dizendo “não vai nada Sr. Engenheiro”, ao mesmo tempo que estendia a palma da mão. Sim, era das pessoas que melhor soube entender e interpretar a nossa sociedade. A todos tratava por “Sr. Engenheiro”, trato que as pessoas agradeciam, principalmente aqueles que o não eram…

Quando chegou o 25 de Abril, pronto assumiu a postura de independente, que com grande visão sua, lhe trazia a necessária transversalidade para agradar a todos. Tal como é hoje a forma de estar na política, característica daqueles que ocupam o espaço conhecido como “bloco central”, podendo ser ministros, secretários, presidentes de câmara ou mesmo de junta de freguesia, ou seja lá do que for, tanto de uns como dos outros! São gente de fácil e grande adaptabilidade, sobrevivem em qualquer situação, resistem a todas as crises e sabem sempre sair sem serem notados!

Hoje mais de trinta anos passados, tendo sido um espectador atento do evoluir da nossa sociedade e vida politica portuguesa, tenho de reconhecer que a pessoa que melhor a retratou foi o Xico Cereja, quando com a sua naturalidade me dizia: … oh Sr. Eng. isto (referindo-se ao 25 de Abril) não foi um golpe de estado! Foi um golpe de vista.

Tinhas razão Xico! Isto foi um grande golpe de vista…

domingo, 9 de janeiro de 2011

Uma campanha pouco alegre


O caso BPN tem dominado a campanha paras as presidenciais. Políticos, politólogos e alguns fazedores de opinião, lamentam e recriminam que a campanha se tenha reduzido ao apelidado “caso BPN”, não discutindo o essencial dos valores e projectos dos candidatos. De qualquer modo, ainda bem que há campanhas eleitorais. Para nós, cidadãos comuns, se não fosse a campanha eleitoral, jamais saberíamos, entre várias coisas: que não estranhou ao Prof. Cavaco Silva, pese embora a sua formação académica e reconhecida experiência em finanças, ter obtido mais-valias de 140% na venda de acções da SLN.; e que o poeta Manuel Alegre produz textos a 1500 € para o BPP.
Confesso não me interessar muito conhecer os ganhos bolsitas do Prof. Cavaco Silva ou a veia poética de Manuel Alegre para produzir textos para bancos gananciosos sobre as suas “relações com o dinheiro”. Mas ouvir Cavaco dizer que "está acima da política e dos políticos", e arvorar-se em cidadão impoluto afirmar “quem quiser ser mais honesto do que eu tem de nascer duas vezes»,  não há pachorra. Cavaco Silva sim que pode não explicar nada, já o Presidente da República, porque somos uma república, deve explicações aos cidadãos… Ao Presidente da República não basta ser honesto!
Agora sem dúvida, esta é uma campanha pouco alegre.

Público - O contribuinte que se lixe

Que grande regabofe!
Depois estranham que que venha o FMI!


Público - O contribuinte que se lixe

E a guarda não vê isto!


Como é possível que, de acordo com o DN de hoje, o comandante-geral da GNR e o seu 2ºcomandante tivessem aumentado os seus ordenados em 1137 euros e 220 euros, respectivamente, no passado mês de Novembro? Para cúmulo do “assalto” ao orçamento, o despacho oficial, subscrito pelo próprio comandante-geral, permitiu ainda que lhes fossem pagos retroactivos a Janeiro de 2010, não só em relação ao vencimento-base como também nos suplementos. O senhor comandante, nunca melhor dito, “fê-lo e baptizou-o”! “Meteu a mão na massa” perante a ignorância do  ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que incompetentemente disse em termos de desresponsabilização  algo como  "a fixação das referidas remunerações decorre da lei, sendo processadas pela instituição".  Não sei se é pior o acto do Sr. Comandante se a resposta do Sr. Ministro!
E a guarda não vê isto!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ano Novo Vida Nova?

Chegou o Ano Novo. Gasolina ultrapassa 1,5 €/litro! Tribunal de contas detecta despesismo, prémios injustificados e desrespeito pelas regras da concorrência numa auditoria às aquisições de bens e serviços no Serviço Nacional de Saúde!  O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais  pagou a três consultoras 21 milhões de euros que não serviu para nada! Cavaco Silva promete uma “magistratura activa para que Portugal encontre o rumo do futuro”!
O ano pode ser novo, mas a vida? Essa continua estupidamente a mesma… E ainda há quem pense que o sol quando nasce é para todos! Esperem pelo dia 4 de Janeiro de 2010…