sábado, 30 de outubro de 2010

Foi às 23:19

Crónica de um voto anunciado…
Ao fim de vários dias de uma inusitada telenovela, produzida pelo PSD e PS, na qual os seus protagonistas (um ministro e outro ex-ministro das finanças) nos tentavam convencer da bondade de uma “negociação”, o PSD anunciou hoje, pela voz de Eduardo Catroga um “acordo” e que vai abster-se na votação de “um mau orçamento do Estado” para 2011. Numa declaração cheia de uma inexplicável emotividade Catroga, sem dizer nada de substancial ou concreto sobre os termos do acordo, frisou com repetida impertinência que foi às 23:19, confirmando com uma fotografia tirada com o seu telemóvel, que irá ficar para o seu “álbum”. Também Teixeira dos Santos, se mostrou preocupado com a fotografia, lamentando o arquivo em tal documento vai ser guardado para a posterioridade.
No final, tudo ficará na mesma…
Passos Coelho, pese embora a sua apetência, vai ter de esperar e atrasar o assalto ao poder!
Cavaco Silva pode agora descansar com um auto convencimento da propriedade da sua nova “magistratura activa”!
Os donos do dinheiro, que são realmente quem determinaram o desfecho final desta telenovela, há muito que tinham anunciado o voto que hoje nos querem fazer crerem que foi arduamente negociado!
Sócrates e Passos Coelho fizeram o que Angela Merkel mandou, ou não seja ela a “patroa” desta cada vez mais falida Europa!
E nós? Como sempre, iremos pagar a crise…

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Foi você que entrou no computador do Sr. Presidente?

Na apresentação “surpreendente” da candidatura a Presidente da República, Cavaco Silva fez um balanço do seu mandato anterior exaltando o trabalho feito. Disse, em tom de aviso, que caso seja reeleito exercerá “uma magistratura activa”, do que se poderá inferir que até o próprio reconhece que a sua actividade nos últimos 5 anos primou pela inactividade! Não disse, no entanto, se já tem resposta a uma das mais inquietantes perguntas que formulou no verão de 2009: “será possível alguém do exterior entrar no meu computador e conhecer os meus e-mails? “

domingo, 24 de outubro de 2010

Alguém pode explicar?

- Como se justifica que o estado vá injectar 400 milhões de euros no BPN, para depois o tornar mais atractivo aos potenciais compradores e o vender por 180 milhões?

- Como é possível, no primeiro dia útil após a apresentação do Orçamento do Estado para 2011, que agrava fortemente a carga fiscal e retira em média 5% (não devendo estes ser entendidos como um imposto mais, mas antes um roubo) ao vencimento dos funcionários públicos, o Governo publicar em Diário da República dezenas de anúncios para a contratação de 162 novos funcionários?

- Porquê é que o Governo (numa nítida violação de um dos mais nobres preceitos constitucionais que consagra a “liberdade religiosa”) quer retirar os benefícios fiscais concedidos às instituições religiosas não católicas e às instituições particulares de solidariedade social (IPSS), mas mantendo os apoios concedidos desde 1990 à Igreja Católica?

- O presidente da Associação Sindical dos Juízes, António Martins, acusou directamente o Governo de estar a fazer uma perseguição aos magistrados. "Estamos a pagar a factura de ter incomodado, nas investigações e no trabalho jurisdicional que fazemos, os 'boys' do Partido Socialista. Estamos a pagar a factura do processo 'Face Oculta' e de outros processos anteriores". Então a justiça não é “cega, surda e muda”? Não trata todos os processos de forma igual independentemente dos protagonistas? Qual a factura que estão a pagar os demais funcionários públicos?

sábado, 23 de outubro de 2010

Preto no Branco…

“O que é a Ongoing?”, perguntava o deputado Braquinho do PSD na comissão parlamentar de inquérito sobre a interferência do governo no negócio da PT/TVI! Oito meses depois o deputado Branquinho ficava esclarecido, repondendo positivamente a um convite para trabalhar para a empresa que antes desconhecia!...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Uma questão de higiene!



Dos diversos papeis que existem: papel-moeda, papel de parede, papel de embrulho, papel de jornal, papel de tornassol, passando mesmo pelo cada vez mais triste papel que os políticos por toda a Europa vêm fazendo, o papel higiénico é talvez aquele que só quando nos falta, verdadeiramente o valorizamos.
Há já alguns anos, quando ainda não existia a temível ASAE, entrei esbaforido num café, pedindo uma garrafa de água e perguntando ao mesmo tempo pela casa de banho, para onde corri, quase no limite do controle do esfíncter anal. O alívio teria sido total, se houvesse papel ao qual limpar o “sim senhor”. Entre os bolsos e a carteira, encontrei e utilizei pequenos bocados de talões de compra de supermercado e até mesmo um boletim de totoloto, o que me trouxe em grande ansiedade até ao sorteio desse concurso! Na noite do sábado seguinte ao episódio, foi com grande alegria que verifiquei não ter premiada a chave do concurso com que habitualmente jogo! Caso contrário teria sido uma grande merda
Nunca mais entrei em uma casa de banho sem antes verificar se tem ou não papel. O papel higiénico nas casas de banho é dos acessórios mais elementares, que todos ansiamos que nunca nos falte, desde que o Sr. Joseph Gayetty, de Nova Iorque, EUA, o terá concebido, ao que parece, em 1857. Mesmo assim, acredito que Leonardo da Vinci que inventou o guardanapo, o tenha usado anteriormente a Gayetty…  No principio, parece que cada um se limpava ao que tinha mais à mão.  Ainda hoje há alguns que não distinguem a gravata do guardanapo e sabe-se lá que outras coisas confundem mais …
 No orçamento para 2011, quanto a mim com muita falta de limpeza, o governo decidiu actualizar o IVA do papel higiénico de 21 para 23% - incluindo este produto no leque dos cremes de beleza, águas-de-colónia, perfumes e tantos outros produtos considerados de luxo. Não creio que se possa considerar uma ostentação, limpar o cu a três ou quatro folhas de papel, pelo menos ao dos rolos de folha simples, reciclado, sem cores, relevo ou desenhos!
Se é luxo, então já sabe: cada um que volte a limpar-se com o que tiver mais à mão! Já os senhores deputados, nas retretes do parlamento, em caso de falta de papel especial para a sua limpeza individual, sempre poderão limpar os respectivos “sim senhores”, colectivamente, ao orçamento!
Haja decência… Pobres, mas limpos!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O “desmancha-prazeres”!


O Presidente da República afirmou ontem, dia 20 de Outubro, que fará uma declaração na terça-feira, no Centro Cultural de Belém, às 20h. Não disse sobre o que era, mas também já não era preciso…Marcelo Rebelo de Sousa tem a particularidade de - com a sua fobia em mostrar ser um homem informado e esclarecido - ser um desmancha-prazeres, abelhudo, incapaz de guardar um segredo, raiando por vezes a mexeriquice! Imaginem que estragou a surpresa (se é que alguma vez foi surpresa) do anúncio da recandidatura de Cavaco Silva a Belém, ao dizer que este o faria no próximo dia 26 de Outubro, pelas 20 horas, no Centro Cultural de Belém (CCB)! Isso não se faz Sr. Professor! Muito menos ao Senhor Presidente, reconhecidamente um amante dos “tabus”…
 

best of socrates (2009 - 2010)

Palavras para quê?

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Um “golpe na credibilidade”?

O comunicado do Partido Comunista Português (PCP) em relação à atribuição do Prémio Nobel ao dissidente chinês Liu Xiaobo, sim que foi um golpe na já escassa credibilidade do partido, que uma vez mais fizeram jus à sua condição de partido retrógrado, sectário e desrespeitador da liberdade e democracia.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

República

Creio que a história não se julga! A revolução de 5 de Outubro de 1910 foi também a revolução do suor, do pé descalço, do chinelo, de todos os anónimos que acreditaram e tinham esperança num futuro melhor…

Esta é a república que hoje eu comemoro.

Viva a República! Viva o 5 de Outubro!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Nobel de Medicina de 2010

A academia Sueca anunciou hoje, dia 4 de Outubro, a atribuição do prémio Nobel de Medicina 2010 ao britânico, Robert G. Edwards, pelas suas investigações sobre a fecundação in vitro.

Tarde! Robert Edwards tem hoje 85 anos e as suas investigações ocorreram em finais da década de 70 do século passado! A fertilização in vitro é hoje uma prática corrente, estimando-se que desde 1978, mais de 4 milhões de bebés nasceram, em todo o mundo, utilizando a técnica agora premiada com o Nobel da medicina.

Estranho e impróprio! A igreja católica não tardou em condenar o acto, com termos inadequados como “fora de lugar” e “inaceitável”. Nem o facto de os trabalhos de Edwards terem incidido sobre a infertilidade humana, buscando novos caminhos para as famílias terem filhos, inibiu o Vaticano, pela voz do presidente da Academia Pontifícia para a Vida, de proferir declarações retrógradas, bizarras, de linguagem rancificada e reaccionária, plena de ideias caducas, desprovidas de sentido e impróprias do século XXI. Ignasio Carrasco de Paula acusou Robert Edwards de ser responsável pelo “abandono e morte de muitos embriões”, pela existência de um “mercado de ovocitos”, entre outras ignomínias.

Se todos fossemos tão pródigos a julgar os crimes da igreja ao longo dos tempos, quanto o Vaticano o é a condenar práticas e actos da ciência!

Por esta e por outras, nos afastamos da igreja…

domingo, 3 de outubro de 2010

Portugal é um país de “queques”!

Portugal é um país de “queques”!


Alguém que não sendo português, mas que cá vive há mais de 20 anos, dizia-me que “Portugal é um país de queques”!

Pensando bem, todos os dias somos confrontados, com episódios que identificam os seus personagens com o termo que designa o simpático bolinho. Na TV, na política, no lugar de trabalho, na escola, na rua, nos vulgares “shoppings”, em suma nos mais diversos lugares e insuspeitas situações convivemos e somos governados por queques. Pela TV pululam comentadores políticos que com postura queque comentam actos queques de políticos queques! Entrevistadores e entrevistados são protagonistas de programas queques que só aos queques interessam! Concursos televisivos em busca de “ídolos” em que a condição queque de alguns concorrentes dá direito a comentários queques por um júri queque! Políticos queques, filhos de queques começam por ser deputados queques, depois ministros queques para acabarem em administradores, não nas empresas das suas queques famílias, mas nas públicas, que sempre pagam um salário compatível com uma vida queque, e permitem arranjar emprego aos queques dos filhos, sobrinhos, primos e amigos não menos queques! Alguns mal saídos das berças, rapidamente esquecem as origens, para adquirir hábitos e estilo de vida queque! Vivem em edifícios, de arquitectura duvidosa, mas de condomínio queque, tendo vizinhos queques, preferencialmente colunáveis! Naturalmente passam o mês de Agosto nos hotéis, aldeamentos e praias queques do queque Algarve, em queques actividades "Allgarve"! Frequentam todas as mesmas festas queques e restaurantes com menus queques! A imprensa escrita dispensa-lhes notícias em colunas queques, que só os queques e os candidatos a sê-lo as lêem! Nos jornais existem colunas de intelectuais queques em páginas de cultura queque! Políticos, empresários, administradores públicos, intelectuais, gente que nada faz, frequentam e convivem nas mesmas vernisages queques, onde desenvolvem conversas queques de circunstância! No trabalho falam entre eles uma linguagem queque, vestindo roupas queques, compradas em lojas queques! Os que não são queques, pelo estilo de vida que procuram, aprendem rapidamente a ser queques! Em público, marido, mulher e filhos tratam-se entre eles com queques vocês! Um titulozinho de Dr ou Eng., não interessa o lugar ou a forma como foi obtido, sempre ajuda à quequice! Vivem essencialmente da imagem queque!

Em conclusão, somos um país de queques, governado por queques! Tudo é queque neste país de queques! E estou como diria o sapateiro da minha rua na sua provecta sabedoria: “quem o não for que meta requerimento”!

Também nós precisamos de um “Tiririca”!


Francisco Everardo Oliveira Silva conhecido artisticamente por “Tiririca”, Cearense de nascimento, terra de Chico Anysio e de muitos outros humoristas, pode hoje ser eleito deputado federal nas eleições brasileiras. De uma brincadeira, no começo, com um inofensivo slogan “vote Tiririca, pior que tá não fica!”, passou a ser uma candidatura pelo Partido da República que poderá ser das mais votadas no estado de São Paulo.
Se fosse eleitor brasileiro, sem dúvida que o principal lema da campanha de Francisco Everardo, que me levaria a votar nele é: “O que faz um deputado? Eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto”.
Também na nossa república, eu não sei o que fazem muitos dos 230 deputados da nossa assembleia! Se no Brasil tinha o problema resolvido, cá terei de esperar por um outro qualquer “Tiririca” que se candidate e conte o que os demais “tiriricas” portugueses recusam…

Público - Um primeiro-ministro

Público - Um primeiro-ministro