quarta-feira, 28 de julho de 2010

Privatizada!



A imprensa desta manhã noticiava: A REN (Redes Energéticas Nacionais) “está pronta para ser privatizada”, garantiu hoje João Nuno Palma, director financeiro da empresa, durante a apresentação dos resultados do primeiro semestre de 2010. 
O director financeiro da REN, anunciava, alegremente, “missão cumprida”, a rede portuguesa de electricidade pode ser privatizada. O último dos “anéis” está pronto para ser vendido! Depois ficarão os dedos… Virão novos estatutos, bloqueados por uma “golden share”, nomeação pelo governo de administradores executivos (com chorudos salários que envergonharão os mais dignos), oferta de compra de acções, naturalmente, por uma das eléctricas da vizinha Espanha, Endesa ou Iberdrola, mais provavelmente da Iberdrola - atendendo à atempada contratação em 2004 dos serviços do ex-ministro Pina de Moura para presidente da Iberdrola Portugal -, uso da “golden share” pelo governo português, acção no tribunal europeu, oferta pública de aquisição, considerada hostil… Onde é que eu já vi isto!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Destruir o quê?


 A 24 de Fevereiro deste ano o jornal “Público” noticiava que o “Procurador-geral da República escondeu durante três dias a informação de que tinha arquivado o caso das escutas”. O mesmo jornal noticiava a 3 de Março que o despacho envolvia 26 páginas e que tinha levado três dias a ser dactilografado, para explicar (uma necessidade cada vez maior do Procurador dar explicações públicas) que não tinha “escondido” o despacho! Que trapalhada…
A oito de Abril noticiava-se a recusa do Procurador em enviar ao parlamento o despacho de arquivamento das escutas do processo “face oculta”! Estava ateado o “rastilho”… As escutas foram matéria que alimentou a imprensa, a luta política, a comissão parlamentar de inquérito, os próprios magistrados, adquirindo algumas vezes contornos de uma autêntica telenovela, até que o assunto enfraqueceu de importância! Eis então, que o Procurador trás para a ribalta novamente a questão, ao anunciar, ontem, ter mandado destruir todas as referências aos conteúdos das gravações do processo “Face Oculta” que constavam nos despachos por si proferidos.
Que fazer agora? Devem também ser destruídas todas as cópias do despacho que circularam pela net? Devem também ser destruídos todos os documentos que (sabe-se lá quem, abusivamente desviou do MP) foram postos a circular? Sim, porque parece que só quem não quis, não viu, leu ou ouviu, aquilo que foi mandado destruir…
Que vergonha!

“Perdoa-lhes que eles não sabem o que fazem”


A igreja chilena, por intermédio da sua conferência episcopal, pediu ao Presidente Sebastián Piñera, que tivesse misericórdia para os militares presos por violação dos direitos humanos, durante a escabrosa ditadura de Pinochet.
Não adiantou a conferência episcopal se a igreja já perdoou os militares! Caso já o tenha feito, estarão perdoados os criminosos condenados por tais infames crimes… Mas que sigam presos, porque na palavra do Papa Bento XVI «O perdão não substitui a justiça»
Espero que cumpram as penas, para respeito da memória dos que sofreram, desapareceram e morreram às mãos dos torcionários que se têm o perdão de Deus não merecem o da justiça.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Berlusconi 2


Apetite voraz
 O ex-administrador da PT Rui Pedro Soares, demonstra ter um apetite voraz pela posse de órgãos de comunicação social!
Há um ano comentava ao telefone a um seu amigo ter ido a “a Madrid comprar uma televisão”!
O “insigne administrador” declarou agora o interesse de “ficar dono” do semanário “Sol”!
Estaremos na presença de mais um pequeno Berlusconi à portuguesa?

Os Berlusconi!

Ainda a propósito da comitiva que acompanha o Presidente da República na sua viagem a Angola, verifica-se que muitos dos iminentes representantes do sector produtivo português, são empresários ex-ministros, ex-ministros também ex-presidentes de municípios, ex-secretários de estado, ex-candidatos à presidência da república, ex-presidentes de clubes de futebol… no fundo empresários que maioritariamente dirigem empresas públicas, governam empresas com “golden share” do estado ou dirigem grupos económicos prestadores de serviços ao estado, ou seja “pequenos e médios belusconis”!

terça-feira, 20 de julho de 2010

“O cobrador de fraque”



Foi hoje noticia na imprensa nacional, que o Presidente da República Portuguesa, em visita a Angola, terá assegurado o pagamento de 40% da divida a fornecedores portugueses, num montante de 800 milhões de euros, maioritariamente pequenas e médias empresas do sector da construção civil. Segundo Basílio Horta, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a visita de Cavaco Silva já valeu a pena, pelos frutos conseguidos, dando a entender que terá sido cumprido o principal objectivo da visita que organizou.  
Tal eficácia, mereceu já a atenção à melhor e a mais reconhecida Agência de Cobranças de Dívidas a nível nacional e internacional, “O Cobrador de Fraque”, que pensa já em contratar os serviços de cavaco Silva, esperando dele resultado semelhante na cobrança de dívidas em território português!
O principal problema é de que, em próximas “presidências abertas” que no caso de Cavaco Silva se chamam “roteiros”, as recepções podem deixar de ter carácter amistoso por parte de devedores, principalmente se passar a prestar serviços à cobrança de impostos…

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Portagens na "auto-estrada da justiça"




Há dias, relativamente à discussão entre PS e PSD sobre a forma de portajar as Scut, escrevi que se há que “descriminar positivamente” que sejam os descriminados…. Isto porque a avaliar pelo investimento em rodovias com perfil de auto-estrada efectuado nos últimos 30 anos, os merecedores de tal “discriminação positiva” seriam os habitantes do distrito de Bragança, porque são os únicos que não possuindo um simples km de essas vias,  contribuíram para pagar todas as das demais regiões!
Ingenuidade a minha…
Hoje, em Vila Flor, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, disse que "as novas estradas transmontanas vão ter portagens e que os utilizadores também terão de contribuir para um investimento prometido para fazer justiça a uma região isolada". A uma pergunta do público o ministro respondeu «eu há pouco falei que aqui na região são mais de dois mil milhões de euros em termos dos três projectos: túnel do Marão, Douro Interior e auto-estrada transmontana. Nós vamos ter de pagar», não esclarecendo se os utilizadores a que se referia eram os utilizadores fora da região ou se incluía os transmontanos! “Nós vamos ter de pagar” continuou o ministro, ainda sem esclarecer se o "nós"incluía os que cá vivemos.
Creio recordar que na altura em que o anterior governo, pela voz do primeiro-ministro, anunciou as obras a ser construídas no âmbito da auto-estrada transmontana, adjectivada de “auto-estrada da justiça”, somente o túnel do Marão e as variantes às cidades de Vila Real e Bragança teriam portagens, uma vez que a almejada auto-estrada seria construída sobre o trajecto do actual IP4!
Das duas uma, ou o ministro não está seguro do que diz (o que não seria a primeira vez que acontece) ou então o primeiro-ministro terá de rebaptizar a obra, talvez chamando-lhe a “auto-estrada da injustiça” para não lhe chamar da “pouca-vergonha”…
Parece que os autarcas se mostraram surpreendidos uns e conformados outros! O “socialista” Artur Pimentel, anfitrião da reunião, disse resignado “seria bom que não houvesse portagens, mas alguém tem de pagar", demonstrando a sua reconhecida adaptabilidade a sobreviver em “águas profundas e pouco oxigenadas”…

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A sorte de termos a Espanha!


A sorte de termos a Espanha campeã do mundo de futebol, faz de Portugal, um dos mais felizes países, que estiveram  presentes na África do Sul. 
Tudo nos  correu de feição! A direcção da Federação Portuguesa de Futebol concluiu que a selecção "cumpriu os dois objectivos" que se propôs no mundial, ou seja apurar-se para a fase final e chegar aos oitavos de final. A Espanha que ganhou, fez-nos o favor de nos eliminar, deixando assim a justificação para o nosso êxito como muito bem lembrou a direcção da FPF de que “a derrota que afastou Portugal aconteceu frente à selecção que viria a consagrar-se campeã do Mundo". Também como sapientemente concluiu o nosso seleccionador, "tendo em conta a estrutura amadora da FPF, os resultados até foram muito bons". 
Pese embora o amadorismo da FPF, Queiroz recebeu a quantia de 720 mil euros! Madaíl agastado pelas perguntas dos jornalistas disse que a verba paga a Carlos Queiroz é “um assunto interno da FPF”.  Até agora o que é que se passa na FPF, que não tenha sido “um assunto interno”? até mesmo interno demais?
No final fica-nos a consolação de saber que de acordo com o site do Sporting Clube de Portugal, com o “Tratado de Tordesilhas” assinado em 1494, a taça é nossa, esperando-se a todo o momento que a Espanha cumpra e nos entregue, o que por direito nos pertence!
No mínimo, Madaíl deveria agradecer a Espanha! E isto sem sequer ter de pagar algo a Vicente del bosque…

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Vagas!

O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, negou hoje que o aumento de vagas para os cursos de Medicina e Direito não corresponda a saídas profissionais, depois dos receios e críticas manifestadas pelos bastonários destas duas áreas.

Que prontidão, a do Sr. Ministro, em descansar as ansiedades dos senhores bastonários!

É pena que o Sr. Ministro não tenha tido a mesma preocupação com as saídas profissionais dos demais cursos! Numa postura de grande irresponsabilidade, compartida com o CRUP e com o CISP, o ministro não se inibiu de referir que “houve um esforço enorme das instituições públicas de Ensino Superior no aumento do número de vagas”. Aumento do número de vagas? Bem Sr. Ministro, não importa formar técnicos, alguns não se sabe bem em quê, para o desemprego, contando que médicos e advogados estejam protegidos! A avaliar pelas preocupações das ordens profissionais de médicos e advogados, e da prontidão do ministro em os descansar, não restam dúvidas sobre quem manda! Não haverá médicos a mais, mas no interior continuam a faltar médicos e há serviços como o INEM que deixa os helicópteros, em Trás-os-Montes, inoperacionais, por falta de profissionais de medicina.

O Ministro do Ensino Superior, é a autêntica “montanha que pariu um rato”….

sábado, 10 de julho de 2010

Normal!

O significado de normal não parece ser igual para todos!

O presidente da Estradas de Portugal (EP), Almerindo Marques, afirmou hoje que o défice de 95 milhões de euros da empresa é “normal”.

Normal? Então o que será anormal?

Normal teria sido que perante tal afirmação fossem dispensados os serviços anormais deste “gestor público”, figura transversal a todos os governos desde o PSD ao PS.

Nem que a empresa e o dinheiro fossem do próprio seria normal...

terça-feira, 6 de julho de 2010

O vendedor de maçãs.


“ Não vendas a ovelha machorra ao vizinho” foi uma das primeiras regras da “alma do negócio” que aprendi na minha actividade de pastor! Ontem em conferência de imprensa, o presidente da SAD do Sporting, José Eduardo Bettencourt, ignorando a regra e nobre princípio, assumiu ter vendido ao FC Porto uma "maçã podre". Imagino o que faria se, realmente, fosse o “dono do rebanho”…
Desconhece-se, por agora, a reacção do Porto perante tal manhosice! Mas já se adivinha o que Pinto da Costa dirá, quando der conta que foi ludibriado…
Definitivamente o Sr. Eduardo Bettencourt que já tinha demonstrado não ser lá grande presidente, revelou-se agora como um péssimo “vendedor de fruta”…
Da próxima vez venda alguma coisa de jeito! Por exemplo, venda a vergonha que lhe falta, para ainda não se ter demitido de estar à frente de um clube que merece melhor para presidente do que um mau vendedor de fruta…

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Isentar quem?

Governo, PS e PSD discutem a adopção de formas de pagar portagens nas Scut bem como o sistema de isenção ou desconto para moradores e empresas residentes em alguns concelhos das Scut. Quem deve ser isento ou usufruir de isenção ou redução?

A avaliar pelo investimento em rodovias com perfil de auto-estrada efectuado nos últimos 30 anos, os únicos merecedores de tal “discriminação positiva” são os habitantes do distrito de Bragança, porque são os únicos que até não possuem um simples km de essas vias, mas contribuíram para pagar todas as outras, que raramente utilizam!

Se há que “descriminar positivamente” que sejam os descriminados….

Espanha vs Portugal

Nunca entendi muito de futebol e raramente visto o papel de “treinador de bancada”, mas há coisas que mesmo não tendo a mínima ideia, basta - como vulgarmente se diz - “somar dois mais dois”…
Em 2003 e depois de uma fulgurante campanha ao serviço do Real Madrid (conquistando, entre outros títulos, duas vezes a Taça dos Campeões Europeus e uma Taça Intercontinental) Vicente del Bosque era dispensado para ser substituído por Carlos Queiroz, que segundo o presidente Florentino Perez corresponderia à chegada da modernidade contra o tradicionalismo e conservadorismo futebolístico. Dizia Florentino Perez – Vicente del Bosque “tinha ideias mais tradicionais e agora queremos ideias mais tácticas, mais estratégicas... “ defendendo a contratação dos serviços de Queiroz… Para o caso, não interessa o que a seguir se passou!
Sete anos depois, quis o destino que Bosque e Queiroz se encontrassem no campeonato mundial de 2010. Com um empate ao intervalo, e dado o meu desconhecimento futebolístico, pese embora o gosto pessoal, vi Queiroz substituir Hugo Almeida, ao que V. del Bosque respondeu imediatamente com a entrada de LLorente. Não demorou muito para Espanha marcar o golo que lhe daria a vitória e naturalmente o apuramento para os quartos de final. Portugal voltava a casa…
Ao final o resultado foi: Espanha 1 – Portugal 0, ou melhor dizendo:
V. del Bosque 1 – Queiroz 0
Ganhou a velha raposa ao criativo Queiroz. Tinha razão o aviso “Ó Carlos? Assim, não ganhamos…”

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A infelicidade de uma entrevista…

"Portugal português"


“Bragança é o segundo concelho mais feliz”, não sei se perguntava ou afirmava a titubeante jornalista que conduzia o programa “Portugal português” da TVI24! “Não sei, não faço ideia” foi o comentário de António Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Bragança! Perante as dúvidas de António Nunes, a jornalista buscava relançar o debate, dizendo “vocês são os segundos mais felizes…” ao que o entrevistado com um ar de estatístico competente manifestava desconhecer os pormenores do estudo!

“Estou a ver aqui um presidente da câmara que não está muito feliz…” disse a jornalista, mudando rapidamente de assunto, passando a palavra a outro convidado.

“Bragança ocupa o segundo lugar de infra-estruturas e acessibilidades” lançou a jornalista uma segunda tentativa para ouvir de António Nunes algo plausível e de acordo com o objecto do programa. “… Não é isso o que me preocupa, Bragança ainda não tem um km de auto-estrada…” – disse António Nunes, embrulhando-se numa deambulação com laivos de intelectualidade e snob distanciamento.

Com provinciana ironia, referiu-se a Sócrates como sua Excelência, dizendo de forma torpe: “órgãos de soberania? sabemos como tratar sua Excelência o actual primeiro-ministro”. Vestindo capa populista acrescentou: “a mim só me tratam por Jorge Nunes”, perante o ar atónito dos demais!

Passou uma reportagem de Bragança que para infelicidade do edil, só foi entrevistada gente feliz… Ficou a dúvida no ar: como é possível ser feliz em uma cidade com um “presidente infeliz”?

“…Peço imensa desculpa, mas quer chegar a onde?” – perguntou a entrevistadora – “… Não sei também começa a querer saber tudo” – respondeu o entrevistado - “é para isso que fazemos perguntas” – ripostou a entrevistadora ao que entre monossílabos e nomes soltos desconexos “Souto Moura… Souto Moura, Adriano Moreira…“ articulou Nunes...

No final, perdeu ingloriamente a palavra, ainda que tenha perdido algo mais… para “vergonha alheia” dos que vivemos em Bragança.