quarta-feira, 30 de junho de 2010

“Bode expiatório”

Dada a minha preferência pelas cabras, sempre entendi a expressão “bode expiatório” como uma homenagem à espécie que foi, e muitas vezes ainda é, injustamente utilizada como imagem do mal e da desgraça, em contraponto ao seu parente próximo, a ovelha, que apesar de igualmente querida para mim, é demasiado dócil, inocente e subserviente para o meu gosto.

Os católicos fizeram da cabra, mais concretamente do macho cabrío, símbolo do pecador, personificando nele muitas vezes o diabo, pela sua altivez, quando comparado ao cordeiro que pela sua docilidade o fizeram símbolo dos crentes com a expressão “cordeiros de Deus”. Na realidade os ovinos possuem instinto gregário, muito mais de acordo e ao gosto dos seguidores de algo.

Assim, a cabra foi desde sempre uma espécie muito mais sacrificada do que a ovelha, o que justifica o facto de estar muito mais representada nos achados de ossadas de templos do antigo Egipto, de lugares de culto de Gregos que a imolavam a Zéus, enquanto romanos o faziam a Júpiter e lacedemonios a ofereciam a Juno e a Apolo. De todas as actividades de culto, uma das mais justificadas pelos Gregos, era o sacrifício a Dionísio do bode, por este ser devastador de vinhedos o que parece igualmente ter sido extensivo à ebriedade de romanos a Baco, o que  hoje explica a má relação que se vive entre cabras e vinhedos, a não ser o facto de um bom cabrito assado acompanhar um bom tinto…

Pelo seu simbolismo a expressão “bode expiatório” chegou até aos nossos dias para designar todos aqueles a quem se impunham culpas próprias segundo uns e alheias segundo outros, ainda que, parece ser que o bode que terá dado origem à expressão, terá sido sacrificado por um pecado que nem ele sabia qual foi…

Hoje, maioritariamente para os media, o termo “bode expiatório” é, ainda que impropriamente, usado para acusar e encontrar responsáveis por algo indevido ou indesejável que aconteceu.

Ontem Portugal foi eliminado pela Espanha do campeonato e mundo de futebol. Não demorou 30 minutos a ser encontrado um “bode expiatório” para o episódio. Debaixo do calor da derrota, Cristiano Ronaldo respondeu a um jornalista que lhe perguntou por razões para o ocorrido, ao que o “incauto” jogador respondeu “perguntem ao Carlos Queirós”. Apressou-se António Simões a condenar o jogador. Queirós, numa atitude condenavelmente ameaçadora, disse posteriormente que “não iria esquecer” o que Ronaldo disse. Estava encontrado o primeiro “bode expiatório”…Veremos quem será sacrificado!
Como sempre, também desta vez, independentemente da existência de "bode expiatório" ou não, a culpa morrerá solteira! Jamais saberemos o que na realidade aconteceu na operação África do Sul 2010...
Já antes tinha dito "I also gotta feeling"

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cortar na despesa?

Cortar na despesa? Parece não ser para todos...

Em 26 de Maio deste ano era notícia, praticamente em todos os meios de comunicação o plano para diminuição de despesas do Hospital de S. João, fazendo mesmo titular da notícia em alguns jornais o seguinte:

Hospital de S. João vai cortar dez por cento nos vencimentos dos seus administradores in “Público” de 26.05.2010.

Tal facto levou a ministra Ana Jorge, a 27 de Maio, a desafiar “organizações a seguirem o exemplo do S. João”. Em entrevista à TSF, a ministra explicou que pediu aos hospitais, e demais organismos centrais, regionais e locais que pensem bem sobre formas e a organização interna das instituições, de forma a contribuir para a “redução da despesa, sem nunca pôr em causa a prestação de cuidados de saúde às populações”.

Nos dias subsequentes foram, igualmente vários os órgãos de comunicação social que noticiavam a intenção dos hospitais da Universidade de Coimbra e de Lisboa Norte de tomar medidas para reduzir despesas.

A 4 de Junho, o jornal “Público” noticiava que Onze hospitais já adoptaram medidas para reduzir despesa: Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), São José, Capuchos, Santa Marta, D. Estefânia - os quatro em Lisboa -, Litoral Alentejano, Portimão, Lagos, Universidade de Coimbra, São João, no Porto, e Braga. No mesmo dia é também noticia: “Braga segue exemplo de São João”.

Hoje foi o Centro Hospitalar do Nordeste EPE (CHNE) que foi noticia! Não que tenha seguido o exemplo do Hospital de São João ou o de Braga, tão pouco que tenha engrossado a lista dos que adoptaram medidas para reduzir a despesa. Bem pelo contrário, a imprensa noticiava: “Nomeação polémica em tempo de crise”, dando conta que o “CHNE contratou o presidente do Núcleo Empresarial de Bragança para o recém-criado Grupo de Gestão de Risco”.

Quando os demais hospitais estudam formas de reduzir despesa para o CHNE parece não existir tal preocupação! A não ser que a ministra Ana Jorge não tenha explicado exactamente o mesmo a todos os hospitais! Seria absoluta e rigorosamente necessário contratar uma pessoa para chefiar o “Grupo de Gestão de Risco”? A haver tal necessidade para que serve uma direcção com um presidente e quatro vogais executivos? Ou será que o grupo “Grupo de Gestão de Risco” do CHNE será para gerir o risco de derrapagem das contas e para controlo da despesa?

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Justiça? Será igual para todos?

Não me interessa se o primeiro-ministro tem ou não "imunidade" parlamentar!

Tão pouco me preocupa se a Assembleia da República, através da sua Comissão de Ética, tem ou não competências sobre a  "imunidade" do primeiro-ministro!

Já a celeridade com que um juiz, neste caso do 4.º juízo do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, requereu autorização ao Parlamento para constituir Sócrates como arguido, bem como a ainda maior presteza do Conselho Superior da magistratura em tomar (sem o fazer) posição sobre a matéria em comunicado, é do maior assombro para qualquer um!

Fica, no entanto, o senão que a tanta celeridade não parece ter correspondido igual grau de eficácia, a avaliar pela interpretação sobre a “imunidade” do primeiro-ministro e a quem compete levantá-la, se acaso existe! Menos mal que o português é suficientemente flexível para se moldar às diversas interpretações das leis da república de maneira a que no final todos saiam bem na “fotografia”.

O processo em causa, de acordo com a imprensa de hoje, parece corresponder a uma queixa que a jornalista Manuela Moura Guedes fez, relativamente a uma alegada injúria e difamação proferida pelo primeiro-ministro, em uma entrevista à RTP. A queixa de deu entrada no DIAP de Lisboa em Outubro de 2009.

Quantos de nós por processos de difamação, injúria, calúnia e até mesmo crime, perpetrados há 2, 5, 10 e mais anos, não vimos os mesmos prescrever, sem que ministério público e juízes de primeira instância tenham feito algo?

Quantos casos, desde o ministério público aos mais diversos tribunais – administrativo, de primeira e segunda instância até ao supremo – se arrastam, sem que tenham solução ou sequer uma resposta?

Alguém que nos explique que justiça é esta, que para uns “funciona” enquanto para outros é imprópria, proscrita e sobranceira?

Região-piloto?

A proposta de criação de uma “região-piloto” para testar a regionalização, avançado por Pedro Passos Coelho, no âmbito do debate de revisão constitucional a ser apresentada pelo PSD, com laivos de grande inovação, é pura e simplesmente decepcionante para qualquer cidadão que tenha vivido atentamente os últimos 35 anos. Vejamos:


- Não foram as regiões autónomas da Madeira e Açores consagradas na constituição de 1976?

- O PSD, na altura PPD, não foi um dos maiores entusiastas da sua criação?

- Não governou e pelo menos na Madeira não segue governando o PSD?

- Açores e Madeira não são exemplo que possa constituir o que agora se pretende de “região piloto”?

Sejamos claros e honestos. Inovar? Será introduzir algo de novo na forma e conteúdo, neste caso da governação. Não se pretenda descobrir o que já está descoberto, malgastando tempo e dinheiro!

Já agora, no referendo sobre a regionalização realizado em 1998, Madeira e Açores votaram maioritariamente contra! Ou seja regiões autónomas, votaram “não à regionalização”! Porque terá sido? Nunca vi explicação para o sucedido!



terça-feira, 22 de junho de 2010

Culpada?


O jornal britânico "The Guardian"refere que Sara Carbonero - jornalista desportiva e namorada do guarda-redes da selecção espanhola - foi considerada culpada pelos adeptos espanhóis pela surpreendente derrota sofrida  frente à Suíça (0-1) no seu jogo de estreia no mundial da África do Sul. O mesmo jornal identifica Sara Carbonero como namorada do guarda-redes espanhol Iker Casillas.
Também com aquela “carinha laroca” qualquer um se distraía…

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Transmissão em directo?

A TV norte-coreana transmite em directo jogo com Portugal era um dos títulos de um artigo da secção desportiva de um jornal. É caso para dizer que só mesmo pelo facto de a transmissão ser da TV norte-coreana é notícia!
Face ao desenlace, gostaria de saber se o jogo transmitido correspondeu ao de Portugal 7 – Coreia do Norte 0,e se foi realmente em directo! É caso para perguntar: Será que Kim Jong-iI pensou bem no que permitiu? Ou terá dito ao povo que os vestidos de vermelho eram os norte-coreanos?
Como por essas bandas, de cultura monolítica, normalmente nada é em directo e nem sempre o que parece é…

domingo, 20 de junho de 2010

Ausentes!

O Presidente da República não esteve presente no funeral de José Saramago. Mas pior ainda que a sua ausência, foi a necessidade que o próprio encontrou, horas depois do funeral, em prestar declarações justificativas para sua ausência! Considerando "alguma polémica estéril" disse "o que um chefe de Estado deve fazer é diferente daquilo que deve ser feito pelos amigos ou deve ser feito pelos conhecidos. Devo dizer que nunca tive o privilégio na minha vida, se me recordo, de alguma vez conhecer ou encontrar José Saramago". Creio que o PR confundiu a posição do cidadão Cavaco Silva com a de Chefe de Estado! Ou será que não sabia que Saramago era o único escritor português laureado até agora com o prémio Nobel da literatura? Todos sabíamos (pelo menos os que temos memória) e não era segredo, que enquanto homens não nutriam qualquer estima ou amizade um pelo outro! Agora bem, para o Presidente da República estar presente nas exéquias fúnebres do Nobel português não precisava de o conhecer pessoalmente! Ou, sendo presidente, só vai a funerais de pessoas que conheceu ou encontrou pessoalmente?

Não faltou, no entanto, quem o justificasse. Marcelo Rebelo de Sousa, hipocritamente, disse ser mais importante "presença espiritual" de Cavaco do que "presença física". Marcelo não clarificou se falava na sua condição de “comentador” ou de conselheiro de estado!

Também Pedro Passos Coelho disse não querer contribuir para polémicas no dia do adeus a José Saramago, mas mesmo assim comentou “O senhor Presidente da República enviou como chefe de Estado uma mensagem na qual eu, como português, me revejo”. Para quem não quis contribuir para polémicas, ficou uma imagem de português ausente na qual se revê!

Da segunda figura do estado, Jaime Gama, também ausente, não se ouviu qualquer motivo!

Mal quando o estado, na pessoa das suas primeiras figuras, assim procede!

Eu sim que, como português, não me revejo neste tipo de gente…

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Crise!

Definitivamente a Europa está em crise. Não, não estou a referir-me à crise financeira, ao controle das contas do estado, divida pública ou ao deficit orçamental, mas sim ao mundial de futebol da África do Sul! Espanha, Inglaterra, Alemanha e até mesmo - numa visão tipicamente lusitana - Portugal, que partiam como favoritos, ocupando os primeiros lugares do duvidoso ranking da FIFA, não fazem mais do que desiludir adeptos, comentadores e apostadores!
Pobres incrédulos aqueles que acreditaram no que foi dito pelos eternos pregoeiros dos êxitos fáceis… Veremos ao final! Por agora, confirma-se a crise! Do futebol europeu, claro.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Vírus

Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") são agentes infecciosos, causadores de diversas doenças, sendo a gripe uma das mais vulgares. Também todos nos habituamos, perante distúrbios da saúde com quadros clínicos indefinidos, ver diagnosticado tais casos com um simples “é uma virose”!

Também todos dias, para nosso desespero, quando ligamos os computadores somos surpreendidos com um novo vírus. Alguns são quase inofensivos, outros fatais e capazes de destruir toda a informação, não fora os cada vez mais eficazes “anti-virus”!

No entanto, hoje fomos surpreendidos com um novo vírus! Paulo Portas acusou o Governo de espalhar o "vírus da inconstitucionalidade" no aumento do IRS, mas o secretário de estado dos Assuntos Fiscais garante que se sente "totalmente confortável". Desconhecendo, o cidadão comum como combater tal vírus, agradecer-se-ia ao secretário de estado que disponibilizasse o antivírus adequado, de modo a que todos possam viver com o mesmo conforto que ele vive.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Família ou feios, porcos e maus?

Família ou feios, porcos e maus?


“Famílias estão a ficar com os idosos em casa para equilibrar o orçamento” é o título em destaque da edição do jornal “Público” de hoje dia 14 de Junho de 2010.

É triste dize-lo, mas bendita crise porque “há males que vem por bem”!

Os  “idosos”, que no passado recente foram rapidamente despachados para “asilos” chamados de lares - sim porque de lar, grande parte deles, tinham pouco - voltam agora a ser importantes para aqueles que não tiveram pejo em os abandonar. Triste realidade que, há 34 anos, Ettor Scola espelhou com tanta autenticidade ao dirigir o filme “Brutti, sporchi e cattivi “ titulo traduzido para português como “Feios Porcos e maus”!

Fé 

domingo, 13 de junho de 2010

Buracos!

British Petroleum (BP) e Robert Green são desde ontem “face da mesma moeda”, a da desilusão inglesa e relacionados com os EUA!

Ambos não conseguiram suster um buraco: os primeiros nas profundidades do mar no Golfo do México; o segundo o da baliza da selecção inglesa!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

“Vá para fora cá dentro”

“Vá para fora cá dentro” foi um apelo escusado do Presidente da República. A maioria dos portugueses é o que faz no período de férias, fica em casa!

Vivi numa cidade, onde durante muito tempo só alguns privilegiados saíam de férias, mas mesmo assim indo para “fora cá dentro”. Tal acontecimento era de tal maneira raro e exclusivo de alguns que era noticiado, na crónica social, no jornal da terra – “… Acabamos de nos despedir do Sr. Fulano de Tal que partiu acompanhado da extremosa esposa e adorados filhos, para um merecido mês de descanso a banhos na bonita cidade de Espinho onde …”.

Os mais dotados de sentido de humor diziam “vou para a praia do cagalhão”, numa alusão a não terem outro remédio do que passar as suas férias refrescando-se nas águas de um açude do rio, no lugar onde também desembocava o esgoto de um dos bairros da cidade. Mais sofisticado na escolha do lugar de férias, um conhecido personagem da terra, quando chegada a época, despedia-se dos vizinhos, e depois de chamar um “carro de praça “ partia, para escassos metros depois parar numa casa, onde alugava um quarto durante o mês, que não era mais do que o “tasco” que frequentava habitual e diariamente. Os vizinhos despediam-se com simpáticos acenos e desejos de boa viagem, para passado o mês o receber ansiosos de saber que tal tinham sido os merecidos dias de descanso.

De uma forma ou outra, nos dias de hoje as coisas não são diferentes! Somente uma escassa percentagem dos portugueses vai para fora nas férias e esses não ouvem o Senhor Presidente da República.

Não havia “nexexidade” Sr. Ministro Vieira da Silva!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Perguntar ofende?

"A redução em 5% nos salários dos políticos não afectará assessores, adjuntos, membros do gabinete, directores e subdirectores gerais". O acordo entre PS e PSD assim determinou... Diz a imprensa que a polémica está lançada!...
Para que ninguém se sentisse ofendido ou incomodado, em vez de reduzir os salários não seria melhor fechar gabinetes, dispensar assessores e adjuntos, eliminar secretarias de estado (por exemplo só 3 ministros possuem 12 secretários de estado: 5 para o ministro da presidência, 4 para o da economia e 3 para o do trabalho!) e consequentemente direcções gerais, ou até mesmo reduzir o número de ministérios?
A solução em si não teria nada de novo, mas certamente contribuiria para uma substancial redução do deficit. Imaginem só o número de directores gerais, gabinetes, assessores, assessores dos assessores, adjuntos, adjuntos dos adjuntos e comissões que desapareceriam... E, com toda a certeza, sem ninguém dar conta da sua falta!

As comparações são odiosas

A SCImago Institutions Rankings (SIR) publicou em 2009 o relatório “ Institutions Rankings (SIR): 2009 World Report”. O relatório inclui um “ranking” de mais de 2000 das melhores instituições e organizações (governamentais, ensino superior, saúde, cooperativas e outras) a nível mundial (para um total de 84 países dos 5 continentes), que ultrapassaram as 100 publicações no período de 2003 a 2007. A base de dados utilizada foi da Elsevier's database Scopus, num total de 17000 publicações, maioritariamente em revistas e proceedings. A posição e ordem das instituições portuguesas é a seguinte:

 314 – Universidade Técnica de Lisboa
 327 – Universidade do Porto
 483 – Universidade de Lisboa
 545 – Universidade de Coimbra
 611 – Universidade de Aveiro
 665 – Universidade Nova de Lisboa
 763 – Universidade do Minho
1251 – Universidade do Algarve
1600 – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
1687 – Instituto de Telecomunicações
1713 – Hospital de São João
1763 – Universidade de Évora
1794 – Hospital de Santa Maria
1900 – Universidade Beira Interior

A lista dos dez primeiros é a seguinte:

 1 - Centre National de la Recherche Scientifique - França
 2 - Chinese Academy of Science - China
 3 - Russian Academy of Sciences - Federação Russa
 4 - Harvard University - EUA
 5 - Tokyo Daigaku - Japão
 6 - Max Planck Gesellschaft - Alemanha
 7 - University of Toronto - Canada
 8 - National Institutes of Health - EUA
 9 - University of California, Los Angeles - EUA
10 - University of Michigan, Ann Arbor - EUA

A título de curiosidade, uma vez que há uma portuguesa e ancestral excitação de comparação com a Espanha, entre as diversas instituições espanholas que fazem parte da lista, o Consejo Superior de Investigaciones Cientificas ocupa um honroso 11º lugar, a terceira instituição europeia a aparecer na lista.

Das 2124 instituições que compõem a lista, não aparecem a Universidade Católica Portuguesa, Universidade dos Açores, a Universidade da Madeira nem qualquer Instituto Politécnico!

É verdade que todas as comparações são odiosas! Principalmente quando se comparam coisas que não são comparáveis. Outros critérios poderão ser utilizados, defenderão uns. Talvez o período (2003-2007) não seja o melhor, dirão outros! Interpretações (principalmente de estatísticas) existem várias e muitos são os “especialistas” dispostos a efectuá-las. Rankings? Cada um pode fazer o que melhor lhe aprouver… Agora bem, seja qual for o objectivo, um ranking deve ser estabelecido sobre critérios objectivos, que todos reconheçam como válidos e principalmente credíveis. Ora a Elsevier's database Scopus é hoje, amplamente utilizada para os mais diversos fins, mas principalmente para reconhecer o que de melhor se publica, nas mais diversas áreas, não deixando dúvidas em relação ao rigor dos métodos utilizados, baseados em índices de produção científica, de publicações resultantes de colaboração internacional de instituições, qualidade científica medida através do factor de impacto (Primeiro Quartil ordenadas pelo indicador SJR). Não parecem, portanto, existir razões para não aceitar o ranking como válido, pelo menos como ferramenta para interpretação do estado da ciência a nível mundial.

Se a posição das instituições portuguesas não é “preocupante”, se o facto de não aparecerem algumas universidades e nenhum instituto politécnico não é relevante, já o mesmo não se pode dizer em relação ao discurso oficial sobre a matéria do máximo responsável pela investigação em Portugal. Mariano Gago, afirmou recentemente nos mais diversos fóruns “que Portugal atingiu resultados históricos no que respeita à investigação e ao desenvolvimento” que “Portugal tem, nesta altura, mais investigadores do que a média da União Europeia” que “a despesa total em investigação e desenvolvimento que atingiu um e meio por cento do PIB em 2008, que supera os níveis de Espanha e da Irlanda” que "Portugal é um dos países da OCDE com crescimento mais rápido na área científica" que "a situação portuguesa é excepcional” e Portugal é um dos países da OCDE com "crescimento mais rápido na área científica, seja em que parâmetro medirmos, desde o número de artigos em publicações científicas, ao número de cientistas no activo”. Ao mesmo , Mariano Gago garante que a “pirataria é uma fonte de progresso”…

Normalmente aplaudido pela sua “corte celestial”, o ministro mostra uma “fotografia” da ciência em Portugal, na qual não coincide “a cara com a careta”! Senão, a ser assim, o que justifica a posição no ranking das instituições portuguesas? Porque não haverá correspondência entre o discurso oficial e as estatísticas? Será erro de interpretação? Dada a competência em analisar as estatísticas do Eurostat, recentemente demonstrada pelo Secretário de Estado do Emprego, não será melhor que Mariano Gago peça ajuda ao seu colega do governo Valter Lemos?

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Não entendo!

'Face Oculta'
Inspectora suspeita de ajudar Vara
O director da PJ, Almeida Rodrigues, já confirmou que “a inspectora - que alegadamente terá fornecido documentos em segredo de justiça a Armando Vara - foi constituída arguida e transferida para outro departamento”.
Estranha a medida de transferência de departamento!
Para que departamento terá sido transferida a inspectora? Seja qual seja o departamento da Policia Judiciária para que tenha sido transferida, que segurança ou confiança pode oferecer a sua actividade?
Sinceramente não entendo! Principalmente tratando-se da Policia Judiciária…

domingo, 6 de junho de 2010

Serralves em Festa 2010

Aconteceu, em "Serralves em Festa 2010", foi exibido o video "Entre Tanto" de Felicia Teixeira. "Jogos de movimento, luz e som despertou-nos para novas formas de ver realidades"






sábado, 5 de junho de 2010

Uma questão de "classe"

Em reunião do Conselho de Administração da Assembleia da República (AR), para aprovar medidas de redução de despesas, contrariando o sentido dos demais membros, PS e PSD impuseram una versão bem mais cómoda:

Deputados em "económica"? Só em viagens até três horas...

Assim, se viajar para Londres, Paris, Madrid ou Bruxelas, terá a companhia de suas “senhorias”. Se o seu destino for outro! Esqueça a possibilidade de ser acompanhado pelos “dignos” representantes do povo. No entanto, para o caso de pretender usufruir da companhia de tão “ilustres” personagens, terá sempre essa possibilidade, se comprar um bilhete para “executiva”.

Pela minha parte em viagens até três horas passarei a viajar em “executiva”. Já para as mais longas continuarei a preferir o ambiente da “económica”!

Cada um respira o ar que merece…

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Quem acredita?

Quem acredita que um aluno com mais de quinze anos que frequenta o 8º ano possa passar os exames do 9º ano?

Diz a senhora ministra que a medida “ dá uma nova oportunidade de avaliação para os alunos com mais de 15 anos e que ficariam este ano retidos no 8º ano”! Não diz ou explica que motivos são os que podem reter um aluno até aos quinze anos no 8º ano!

No estado actual da educação desde o básico ao superior, com a crescente falta de prestígio do sistema, medidas como esta são dispensáveis e absolutamente indesejáveis.

Em rigor, nem a ministra, na televisão, conseguiu explicar muito bem o supremo interesse da medida!

Agradecimento de Carlos Queiroz aos Black Eyed Peas e a todos os fâs

Carlos Queiroz escolheu “I Gotta Feeling" dos Black Eyed Peas como “música que vamos adoptar durante a campanha do Mundial de 2010 na África do Sul”. Queiroz confessou que a canção é o “grito de guerra” da selecção.
No final da campanha veremos o que resultou mais: se os “aves Maria” e a música de Roberto Leal “Casa portuguesa” do tempo de Scolari ou “I Gotta Feeling “ do Queiroz!
Para já, parece que “à bofetada” estão empatados…