sexta-feira, 20 de abril de 2012

Os louros de Assunção!

Os louros da coroa de glória de Assunção Esteves - atribuídos à forma magnânima como conseguiu o consenso entre PS e PSD para as nomeações de dois juízes para o tribunal constitucional - rapidamente foram transformados em espinhos. De algo que deveria ser sério, passou a ser bizarro para não dizer pior. Dos dois elementos indicados, imagine-se que um deles (o do PSD) já se mostrou indisponível por “motivos pessoais” que são do conhecimento de todos, enquanto o outro (o do PS) ainda aguarda pelo fim do seu estágio de advocacia!

E a guarda não vê isto!

Se eu fosse espanhol!

O rei de Espanha pediu desculpa aos espanhóis pelo episódio ocorrido com a sua deslocação ao Botswana, para caçar elefantes! A imprensa noticiou ainda que, ao contrário do anteriormente aludido e para descanso dos contribuintes espanhóis , as despesas não correram a cargo do governo espanhol  Pois bem, se eu fosse espanhol, teria ficado bem mais preocupado em saber que em vez de ter sido o governo a suportar as despesas da caçada real foi um empresário sírio (Mohamed Eyad Kayali) que financiou as despesas de sua majestade…

Independentemente de aceites ou não as desculpas, foi assim que “Babar” agradeceu:


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Austeridade?


Já nem o FMI acredita que a austeridade seja solução para sair da crise. Chegam mesmo a falar em eurobonds, a defender que o Banco Central Europeu continue a comprar divida, a dizer que o combate do deficit a todo custo com mais austeridade pode ser contraproducente e para cúmulo consideram que a austeridade excessiva pode comprometer o apoio político à troika.

Então se tudo o que agora dizem é sério, que estiveram a fazer até agora? Porquê ignoraram os avisos de muitos sectores da sociedade que defenderam o que agora eles dizem preocupar-lhes? Porquê fizeram da Irlanda, Grécia e Portugal cobaias de incertezas politicas e medidas económicas aleatórias? Foi necessário empobrecer estes países, para agora chegarem à conclusão que estão errados?
E, o Passos, Gaspar e seus mentores não vêem isto?  Até quando irão estes “bons” alunos da Srª Merkel continuar servilmente a “abanar as orelhas”?

No final, como sempre os autores dos erros não terão nome nem apelido e a culpa irá, uma vez mais, morrer solteira.... Quando? Desejo que brevemente!

Portugal não é igual à Grécia (2)


Insistentemente se ouviu, os nossos políticos e dirigentes, dizerem que “Portugal não é igual à Grécia” e “Portugal está no bom caminho” num exercício (do qual se desconhecem os resultados) de fazerem os diferentes agentes financeiros, a Troika e demais governantes europeus, acreditarem na nossa boa vontade em sair do descalabro em que nos metemos e para o qual em boa medida fomos conduzidos e aliciados.

Na semana passada foi notícia a detenção do ex-ministro grego da Defesa, Akis Tsochatzpoulos, acusado de corrupção na compra de submarinos à Alemanha.  Hoje a imprensa portuguesa dá nota de que o Procurador-Geral da República (portuguesa, naturalmente!) de que a investigação da compra dos submarinos (portugueses, naturalmente!) aos alemães, não avançava porque o Ministério da Justiça (português, naturalmente!) não lhe dava verba, nem havia colaboração da polícia judiciária (portuguesa, naturalmente!), o que foi desmentido pelo ministério.

Definitivamente, Portugal não é igual à Grécia…

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Uma caçada real?



Caçada real ou caça ao rei? 
Ironia do destino! Não fora o azar de uma anca partida num acidente, ninguém hoje saberia que o rei de Espanha, tinha-se ausentado do país para uma caçada ao elefante no Botswana. Clama o povo: “que faz o rei em tempo de crise em uma caçada no Botswana?”; gritam indignados os defensores dos animais: “indecente, o presidente honorário da ONG World Wildlife Fund (WWF) – Espanha, caça elefantes no Botswana!”; perguntam, em silêncio,  milhares de republicanos: Que faz Espanha, nos tempos que correm, sustentando as idiossincrasias de um rei?
Definitivamente,  nesta caçada real, o rei vai nu...

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Um país dourado!




Portugal sempre foi alvo  de grandes e eloquentes epítetos. Desde o antigo “jardim à beira mar plantado” até ao recente “Portugal, um país que vale por mil”, somos sem dúvida um país dourado! Vejamos então o que nos faz reluzir tanto a cor do ouro:
Desde o “Apito Dourado”, passando pelo “Carril Dourado” aparece agora a intenção de inscrever no texto constitucional a “Regra de Ouro”, que em boa verdade se deveria chamar por analogia com os epítetos anteriores regra dourada...
A avaliar pelo andamento do apito e do carril dourados, a regra arrisca-se a ficar igualmente embaciada no seu brilho... Afinal, “nem tudo o que reluz é ouro”!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Vivemos acima das possibilidades?


Governantes, ex-governantes, políticos, fazedores de opinião, são unânimes em nos dizer e tentar convencer que “vivíamos acima das nossas possibilidades”!

Após um ano de controle das nossas contas e politicas pela Troika, obedientemente implementadas pela não menos troika portuguesa (Coelho, Gaspar e Álvaro)  e prudente e silenciosamente consentida por  Cavaco Silva, que encontramos?


  • Aumento do desemprego, principalmente do juvenil, colocando Portugal no 3º lugar dos países da UE com desemprego mais elevado;
  • Famílias que deixam de honrar os compromissos mensais de despesas com luz, água, rendas de casa, seguros, educação dos filhos;
  • Doentes que abandonam programas de tratamento de doenças;
  • Idosos que na farmácia elegem os medicamentos em função do preço;
  • Aumento da emigração;
  • Gente que cada vez tem menos para comer...

Sim é verdade, vivemos acima das possibilidades! Mas das possibilidades de aguentar mais mentira, de suportar mais sacrifico, de apoiar um primeiro-ministro que chama os portugueses de “piegas”,  de tolerar governantes que escondem dos portugueses a verdade, de um primeiro ministro que todos os dias acorda com novas medidas de austeridade, de uma política que só exige de uns aquilo que seria devido a todos, de arcar com as responsabilidades de politicas erradas numa europa errada com governantes errados. 

Sim vivemos acima das possibilidades de viver na mentira de governos de tão má qualidade...

Fé 



segunda-feira, 2 de abril de 2012

Bitola! Qual bitola?



Qual é a bitola de Passos Coelho? 

Passos Coelho, à boa maneira portuguesa, para compensar o abandono do projecto TGV anunciou, com toda a leviandade, uma ligação ferroviária a Espanha em bitola europeia entre Sines e Badajoz, que parece ser a forma que preconiza o seu ministro Álvaro para integrar a rede ferroviária portuguesa na europa.

Desconheço qual a bitola de Passos Coelho, a bitola deste governo ou a bitola do ministro Álvaro, mas que no “assunto arrumado” do TGV todos foram de escantilhão, não há dúvida ...