sábado, 28 de janeiro de 2012

Esta cidade é para velhos!




Em 1995/96, quando vivíamos a ficção europeia, com a política de desenvolvimento de cidades de média dimensão, como o então recém eleito primeiro ministro António Guterres defendia - o tal que disse um dia, perante o delírio de alguns e a esperança de muitos que “iria colocar Bragança no mapa” - cheguei a acreditar que Bragança poderia vir a ser um polo interessante de desenvolvimento no  interior norte de Portugal!

Não passava de uma ilusão! Não houve um único investimento que gerasse emprego ou alguma política que resultasse em desenvolvimento regional.

Uma auto-estrada, chamada de “auto-estrada da justiça”, que tarda em acabar, mas que já conta com um troço taxado, imagine-se a variante a Bragança...

Ano trás ano fomos perdendo atractividade, população e até "o motor de desenvolvimento" começou a falhar! Investimentos desprovidos de sentido comum, um mercado deslocalizado e transformado em discoteca e lojas de serviços públicos enquanto o antigo mercado - símbolo de uma época - era transformado em uma pretensiosa praça de suspeita utilidade, um centro histórico abandonado e desertificado, uma ciclovia de desmedido despesismo, edifícios recuperados para utilizações de duvidoso interesse, esculturas de provinciana e cara presunção, novas mas despovoadas zonas residenciais, são só alguns exemplos do que se passou nos últimos 15 anos.

O último sinal veio da empresa Castelo Lopes, que para iniciar o ano de 2012, da noite para o dia, encerrou as salas de cinema que explorava no centro comercial, que é, imagine-se, gerido pela autarquia local! O Presidente, questionado, não pela oposição, mas sim pela imprensa, na sua habitual postura autista, mas ao mesmo tempo de educador paternalista, disse não haver qualquer tipo de problema, dado que "um dia por outro o teatro local" (que também é de gestão camarária) "poderá dar cinema", desde que de “qualidade”! Não chegou, no entanto, a dizer quem definirá a qualidade dos filmes a exibir...

Definitivamente esta cidade é cada vez mais uma cidade para velhos!

Um comentário:

  1. Há um projecto para dotar as ciclo-vias de enormes plasmas a passarem Cinema legendado em Mirandês.

    ResponderExcluir