domingo, 30 de outubro de 2011

Uma questão de justiça?



Em toda a problemática relacionada com a acusação feita a Duarte Lima pelo Ministério Público Brasileiro, se há algo que é degradante e vergonhoso para no nosso país é que - segundo o semanário "Expresso" -  o crime, ainda que cometido no Brasil e podendo ser julgado em Portugal, não o será  porque “ a justiça brasileira não confia nos tribunais portugueses”... Sinal dos tempos que vamos vivendo, na palavra do poeta “ lá faz primavera cá estou doente”! Sim a justiça naturalmente...

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cortes e mais cortes…

Ultimamente só se ouve falar em cortes, como cortar, onde cortar! despesas naturalmente. Nas empresas, no local de trabalho, no entorno familiar em todos os lugares e sítios a ordem é cortar…

Para o governo, que tem à mão de semear os funcionários públicos, foi fácil cortar. Já para os demais a situação não é tão simples! Senão vejamos: uma escola, que a prudência me pede para não divulgar o nome, decidiu accionar um plano de corte nas despesas. Logo encontrou com facilidade a possibilidade de cortar no papel higiénico, mas também aqui, à semelhança do nosso governo, o corte não foi igual para todos, já que os “cus” dos senhores professores, não se viram privados da higiene de o limpar ao papel adequado. E os alunos? Esses, que cada um o limpe ao que puder…

Já agora, com que cara irão agora, os senhores professores falar ao seus alunos, de educação e hábitos de higiene? Espero que não seja “com cara de cu”…

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

As novas "estrelas"...

Em todos os governos há ministros que, pela sua acção, brilham. Este governo não é diferente dos anteriores e só em escassos 3 meses de exercício, já há uns que brilham mais que outros. Vejamos:

Alvaro Santos Pereira - o anunciado redentor da economia portuguesa, que a todos surpreendeu por pedir que o tratassem simplesmente por “Álvaro”-  nas suas recentes intervenções públicas, que mais parecem aulas magistrais, em que fala figurando de mestre como se sentado na cátedra, esquece que  é ele agora o ministro e é a ele que compete dar as soluções e não criticar a apatia e marasmo em que vive actualmente a nossa economia;

Assunção Cristas, depois de ter posto o ministério em mangas de camisa, congratula-se agora com o OE para 2012, pretendendo fazer-nos crer que existe em Portugal aquilo que há muito foi destruído, a agricultura;

Num país mais habituado ao “Chico-espertismo” e em que raramente se premeia a excelência, Nuno Crato - a braços com um orçamento minguado para a educação - num golpe de reles “marketing”, decide retirar o prémio (de uns simples 500 euros) que estava atribuído aos melhores alunos do ensino secundário;

Miguel Relvas, que parece ser um agente ambulante do governo, fala e dita arbitrariamente regras, para horas depois, em autênticos golpes de rins, desdizer o que disse;

Mas como sempre há estrelas que brilham mais, como o sol, e esse é Pedro Passos Coelho, o jovem tímido e que com ar de arrependimento, há seis meses atrás, quando ainda oposição, pedia desculpa aos portugueses por viabilizar o PEC do governo de Sócrates, não se coagiu de sem qualquer justiça, equidade, sensibilidade, de desferir o mais rude golpe sobre o funcionalismo público e os reformados desde o 25 de Abril.

Perguntarão, e Vitor Gaspar?

Esse nem sequer tem brilho próprio…

terça-feira, 11 de outubro de 2011

A justiça de uma vitória!


Se alguma vez se pode falar de justiça em política, esta será uma delas! 
Foi justo que Jardim ganhasse as eleições na Madeira. Assim terá oportunidade de mostrar o que vale, governando com rédea curta. Sim, porque quer ele queira ou não, quem lhe vai levar a rédea será a “troika” e não os seus complacentes amigos, Passos Coelho e aquele que em outros tempos ele chamava de “Sr. Silva”.
Agora é a sério “tio João”, mostra lá o que vales...

sábado, 1 de outubro de 2011

Magarefe!


Afinal, também nos médicos parece que os haverá de primeira e de segunda! Apesar de já acontecer há algum tempo, só este ano parece ter gerado  tanta indignação que haja alunos – ao que parece não tão poucos como isso – que tenham entrado nas universidades por caminhos enviesados, bem ao gosto do “chico espertismo” português!
Como não há forma de os distinguir, seria desejável que aqueles que  usaram essa forma para entrar em medicina fossem obrigados a usar algo que os distinguisse dos demais, por exemplo uma bata que se parecesse mais ao fato de trabalho de um qualquer magarefe!

Outubro começa hoje!


Hoje iniciamos o mês, como já vem sendo habitual, com mais um aumento de impostos.  O IVA do gás e electricidade aumenta de 6 para 23%! 

À semelhança dos supermercados questionamos, ansiosamente,  qual será a "oferta" ou “promoção”, para Novembro? Não esqueçam que metade do subsidio de natal já o temos comprometido para as prendas do "combate ao deficit”!  Detesto dar prendas por compromisso ou obrigação! 

Será que a outra metade irá para as “prendas” para a Madeira? A avaliar pelo ar seráfico do contabilista de serviço, quando anunciou o deficit “real” da madeira...