sábado, 26 de março de 2011

E agora?


Aníbal não gosta de José, José não gosta de Pedro, logo Pedro não gosta de Aníbal! 

Não, não é um jogo de passatempo de mistério, raciocínio, memória ou estratégia de um jornal ou revista de fim-de-semana! Também não é nenhum exercício de lógica matemática! São as relações de “amizade” entre os três protagonistas da crise política portuguesa… 

Para ajudar à "festa" vai reunir o Conselho de Estado, que com jeito no próximo comentário televisivo de Marcelo Rebelo de Sousa, saberemos o que lá se disse, ou não fosse ele um homem capaz de “guardar” um segredo, como já o mostrou várias vezes! 

José diz que com Pedro não! Pedro diz que não com José! E isto que no passado recente foram exímios no “tango”! Aníbal, que já em 1985 mostrou gostar pouco do “bloco central”, na sua magistratura “activa”, que graças ao próprio  cada vez é menos activo na busca de uma solução, procurará de preferência um dos seus “fiéis” amigos para… 


Já veremos, mas a Angela já avisou que “conforme se toca assim se dança”!


quarta-feira, 23 de março de 2011

Assim não brinco mais.


Assim não brinco mais. Vou-me embora e a bola é minha. Assim terminava a brincadeira ou acabava o jogo, sempre que o dono da bola se zangava. Algumas vezes era irritante, principalmente se o dono da bola não era grande jogador e à mínima contrariedade, intimidava os demais com a ameaça de abandonar e levar com ele a bola. Por vezes se a vontade de jogar era superior, suportava-se o mau humor, aguentavam-se as fanfarronices, toleravam-se as traquinices! Outras, não havia quem aguentasse e o jogo acabava mesmo, pelo menos até que algum descobrisse uma nova bola…

A bola pode ser um qualquer PEC do 1 ao 4. O dono da bola que decidiu responder arrogantemente às palavras do árbitro - que tinha estado calado e para se fazer notar decidiu falar de um momento ao outro - ameaçou retirar-se do jogo. Os outros que estavam fartos de o aguentar, fizeram-lhe a vontade e por agora este jogo terminou!

Veremos que nova bola vão trazer ao jogo! Sim, porque de toda a brincadeira, se ainda não notaram, nós somos a bola, que constantemente é pontapeada.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Golf para todos...



A despeito da injustiça daqueles que não querem entender o esforço que o Governo faz para ultrapassar a crise, apesar das medidas justas de combate ao deficit, pese embora o zelo para controlo das contas públicas e  de consolidação orçamental, não obstante a “inaceitável” incompreensão dos reformados em concordarem na redução das suas reformas, da “coragem” demonstrada no PEC 4, o Governo numa atitude magnânima baixa IVA aplicado ao golfe de 23 para 6 por cento. 
Todos deveríamos estar agradecidos ao Governo! Afinal somos um país de golfistas…

sábado, 19 de março de 2011

Refrescar?




Vária imprensa noticia desde ontem a iminência de eleições antecipadas ao vislumbra-se que o “PEC 4” de Sócrates e de Teixeira dos Santos não passará no parlamento, caso seja submetido a votação, como tudo indica que o será, não por vontade do governo, mas por proposta de agendamento da oposição. 


São vários já os “fazedores de opinião” e muitos da área do PS que preconizam a saída pouco airosa para Sócrates, que com um discurso  de predestinado e de desígnio nacional, reafirma a sua disposição de se candidatar de novo a primeiro ministro. Alguns mais afoitos atrevem-se mesmo a sugerir nomes para substituir Sócrates como líder do PS! António Costa? Talvez Seguro?  Sim, porque em Fonseca Ferreira ou António Brotas, pese embora se tenham apresentado como soluções a  substituir Sócrates, são ignorados...

Estranho! Estando a decorrer um processo de eleição do Secretário-Geral do PS e a eleição de delegados para um congresso nacional que decorrerá a 2 de Abril, que a discussão em torno da substituição de Sócrates decorra na imprensa ou em círculos dos eternos “notáveis”! 


No PS, onde desde há muito não se discute política, estratégia ou ideologia, continuarão os “militantes” - principalmente os destituídos de opinião própria e sempre democraticamente bajuladores ao poder - a fazer de conta, à espera que saia! Que saia o quê? Algo que refresque, o que somente graças a um “astrólogo” e “curandeiro”, como o Prof. Nabé, especialista em “amarração”, dificilmente refrescará...

sábado, 12 de março de 2011

Quem os enganou?


Aos jovens licenciados dos recibos verdes, dos estágios não remunerados, dos empregos precários ou mesmo desempregados, quem os enganou?
Culpados? No nosso país de “brandos costumes” normalmente a “culpa morre solteira”!

No ensino, dizem ter sido Veiga Simão, ministro do governo de Marcelo Caetano, quem “democratizou” o ensino em Portugal. Em nome da "educação para todos", nos anos 70 viu-se as então “regentes”passarem a professoras primárias e professores primários serem promovidos a “setôres”...
 
A seguir, vieram os anos das passagens administrativas… A invenção de professores “sem habilitação própria” autorizados a leccionar matérias tão importantes como português, matemática ou física! Viu-se repetidas vezes, alunos com um impreparado 7º ano passar a ser “setôres” de um dia para o outro!
Entrar numa universidade passou a ser o caminho normal de qualquer aluno que terminava o ensino secundário. 

Quando Portugal recuperou do “período revolucionário em curso”, a educação, na alternância democrática do país, foi entregue a: João de Deus Pinheiro, Roberto Carneiro, Diamantino Durão, Couto dos Santos, Manuela Ferreira Leite, Marçal Grilo, Guilherme Oliveira Martins, Júlio Pedrosa e mais recentemente dividida em dois ministérios, primeiro David Justino com Pedro Lynce e Maria da Graça Carvalho e depois Maria De Lurdes Rodrigues e Isabel Alçada com Mariano Gago no ministério da educação e no do ensino superior, respectivamente. Todos fizeram reformas e reformas de reformas. Todos referenciados como reputados pensadores da educação. Todos autores de ensaios e livros, alguns publicados depois de serem ministros, dizendo o que deveria ser feito, mas esquecendo o que não fizeram. Todos empenhados no combate ao insucesso escolar. Em nome das “boas” estatísticas, abusaram do facilitismo, eliminaram os exames, ilegalizaram o odioso “chumbo”, inventaram centros das “novas oportunidades”, estabeleceram processos de “validação e reconhecimento de competências”, criaram e agilizaram o acesso a “licenciaturas para maiores de 23 anos”, fizeram o "ensino recorrente", os CETEs e CESEs como forma de entrar nas universidades sem aprovar o 12ºano… 

Em nome da educação, formação e criação de competências, criaram-se os cursos mais diversos que se possam imaginar (775 cursos entre universidades e politécnicos), multiplicaram-se as universidades privadas, escolas e institutos, por todo o país, fazendo do ensino um negócio! Não importa como, mas o que é preciso é ser doutor e depois se verá! E viu-se: Uma “geração à rasca” num país à rasca... Mas desta vez a culpa tem nome e apelidos…

quinta-feira, 10 de março de 2011

Refrescar?




Vária imprensa noticía desde ontem a iminência de eleições antecipadas, ao vislumbra-se que o “PEC 4” de Sócrates e de Teixeira dos Santos não passará no parlamento, caso seja submetido a votação como tudo indica que o será, não por vontade do governo, mas por proposta de agendamento da oposição. São vários já os “fazedores de opinião” e muitos da área do PS que preconizam a saída pouco airosa  para Sócrates, que com um discurso assumindo tratar-se de um predestinado de um desígnio nacional, reafirma a sua disposição de se candidatar de novo a primeiro ministro. Alguns mais afoitos atrevem-se mesmo a sugerir nomes para substituir Sócrates como líder do PS! António Costa? Talvez Seguro?  Sim, porque em Fonseca Ferreira ou António Brotas, pese embora se tenham apresentado como soluções a  substituir Sócrates, são ignorados...
Estranho! Estando a decorrer um processo de eleição do Secretário-Geral do PS e a eleição de delegados para um congresso nacional que decorrerá a 2 de Abril, que a discussão em torno da substituição de Sócrates decorra na imprensa ou em círculos dos eternos “notáveis” do PS! No partido, onde desde há muito não se discute política, estratégia ou ideologia, continuarão os “militantes” - principalmente os destituídos de opinião própria e sempre democraticamente bajuladores ao poder - a fazer de conta, à espera que saia! Que saia o quê? Algo que refresque, o que somente graças a um “astrólogo” e “curandeiro”, como o Prof. Nabé, especialista em “amarração”, dificilmente refrescará...


terça-feira, 8 de março de 2011

À rasca?


Em 1994 numa manifestação contra o aumento das propinas no ensino superior (era então ministra da educação Manuela Ferreira Leite) quatro estudantes mostraram o rabo com a inscrição “não pago”. Vicente Jorge Silva, num editorial do jornal “Público” dessa época utiliza a expressão “geração rasca”.

Dezassete anos depois de geração rasca evoluiu-se para “geração à rasca”. Analistas políticos, ex-ministros, ministros que o deixarão de ser, ministros que já o foram e esperam voltar vir a ser, ministros que deixaram de o ser para passar a ser administradores de empresas (de preferência públicas), esquecendo que também eles estiveram à rasca - naturalmente em outros tempos - tem protagonizado um coro de protesto contra o anunciado protesto da “geração à rasca”, chegando alguns deles a ver no horizonte uma espécie de putch para derrubar a democracia. Alguns, normalmente os mais acirrados na oposição ao “movimento” da “geração à rasca”, pertenceram à “geração rasca”, o que se calhar justifica que haja, hoje, uma geração à rasca...

No entanto, há uma coisa que - governantes e ex-governante que aspiram vir a ser governantes, nessa alternância “democrática” que dura há 30 anos – não conseguem ver, é que:

Não há uma geração à rasca é o país que está à rasca!...

domingo, 6 de março de 2011

Não passa nada!

Manuel Godinho, principal arguido do processo “Face Oculta” é posto em liberdade, ao fim de 16 meses, por ter sido ultrapassado o prazo máximo de prisão preventiva. Não foi acusado ou inocentado! O tempo parece não ter sido suficiente para a investigação… Não passa nada!

Ao fim de 13 anos a justiça portuguesa decide acusar de rapto o suspeito do desaparecimento de Rui Pedro. Treze anos não foram necessários para a Policia Judiciária e o Ministério Público investigarem! Explicação? Quem o fez nada explicou! Não passa nada!

Um despacho declara "utilidade pública" um projecto para um empreendimento turístico em Benavente, autorizando o abate de mais de 2.500 sobreiros, assinado a escassos dias das eleições legislativas de 2005. Não passa nada!

24 Milhões de euros que o consórcio alemão GSC, com o qual o Governo contratualizou a compra dos dois submarinos, transferiu para a Escom UK, uma empresa do Grupo Espírito Santo sedeada no Reino Unido. O mesmo grupo do abate dos sobreiros! Não passa nada!

Durante 6 anos de investigação do caso "Freeport" procuradores produzem despacho final e dizem não ter tido tempo de ouvir o primeiro-ministro e o secretário de estado Rui Gonçalves. Não passa nada!

Procurador Geral da República,em entrevista a um jornal, diz "tenho os mesmos poderes da rainha de Inglaterra"  para dizer que não tem poderes para nada. Não passa nada!

O BPN custou aos portugueses 4.200 milhões. Fecho do BPP custou ao Estado 925 milhões de euros. Não passa nada!

Portugal tem 13.740 organismos públicos, de que só 1724 apresentam contas. Não passa nada!

Em 2010 o estado gastou 15.315.000 de euros em alguns carros BMW, tapetes de Arraiolos, garrafas de uísque, brinquedos Toys R’US. Não passa nada!

O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais  pagou, durante o ano de 2010, a três consultoras 21 milhões de euros que não serviu para nada. Não passa nada!

Milhares de eleitores são impedidos de votar nas últimas eleições presidenciais, por os seus nomes terem sido eliminados dos cadernos eleitorais ao tirarem o cartão de cidadão. O ministro da Administração Interna pede desculpa. Cavaco Silva eleito presidente saudou (desconhecendo-se o motivo de tal saudação) os eleitores que “por razões burocráticas “ não puderam votar. Não passa nada!

O comandante-geral da GNR e o seu 2ºcomandante aumentaram os seus ordenados em 1137 euros e 220 euros, respectivamente, no passado mês de Novembro, com retroactivos a Janeiro de 2010. O ministro da Administração Interna, Rui Pereira disse "a fixação das referidas remunerações decorre da lei, sendo processadas pela instituição". Não passa nada!

Melhor é não seguir, porque não passa nada… Mas será que alguma vez passou algo?

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval

Na sociedade  - injusta, vil, egoísta, medíocre e castradora - em que vivemos, passando todos os dias do ano a disfarçar o que não somos, a dizer sim quando queríamos dizer não, a calar para não falar verdade, a rir quando a vontade é chorar, numa subserviente bajulação do "poder", neste carnaval o melhor mesmo é tirar a máscara.  Sim, porque carnaval são todos os dias do ano e tal como o natal "sempre que o homem quiser"!
Divirtam-se...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Líbia


Notícia de última hora:  “Líbia: Durão Barroso falou com António Guterres e anuncia ajuda”
Parece ser que o presidente da Comissão Europeia (para quem não souber é o português Durão Barroso) falou com António Guterres (que igualmente para quem não souber é o Alto Representante da ONU para os Refugiados) sobre a situação que se vive na Líbia, pedindo ajuda! Ajuda? Além da humanitária, Guterres -  especialista em abandonos e fugas - parece ter prometido ajudar e ensinar Kadafi, como abandonar o país “airosamente” e como se tornar “refugiado” …