sábado, 26 de fevereiro de 2011

Brinquedos caros!


Afinal, José Manuel Coelho, candidato a presidente da república nas últimas eleições, sabia bem o que dizia, quando tentou oferecer um submarino brinquedo ao “jovem”residente no “palácio” da rua do Caldas em Lisboa. Desconhecesse a fonte da WikiLeaks!   O certo é que tal como José Coelho, também o ex-embaixador dos Estados Unidos da América, tinha já informado Washington de que Portugal compra “brinquedos caros e inúteis” por “orgulho”, referindo-se aos submarinos que o Ministério da Defesa de Portugal decidiu comprar…
Outro ministério houve, que não contente com os brinquedos dos outros, decidiu comprar uns carros blindados! Destes nem a WikiLeaks deu conta.
Porque não vão brincar com o...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Discriminados?


Discriminar significa basicamente distinguir, diferençar, separar. Em termos sociais discriminar é tratar de modo desigual, injusto e preconceituoso alguém ou grupos, principalmente por motivos de ordem religiosa, étnica ou sexual. Sendo moralmente inaceitável, qualquer forma de discriminação é condenada na Declaração Universal dos Direitos do Homem e da maioria dos textos constitucionais das modernas democracias.
No entanto, mais por razões políticas, convencionou-se falar em formas de discriminação positivas. Tal como os avessos à crítica, e normalmente amantes do “politicamente correcto” decidiram criar a critica construtiva em oposição à destrutiva. Decididamente uma crítica deve ser analítica, se é destrutiva não é crítica e, uma discriminação de pessoas será sempre uma separação que leva à exclusão social.
Vem isto a propósito, do que nos últimos tempos, nas sociedades “modernas”, o grupo de homossexuais vem lutando afincada e militantemente contra a sua discriminação e exclusão social. Alguns grupos já reclamaram contra o facto de a organização do mundial de futebol de 2022 ter sido atribuída ao Qatar, um país que proíbe e persegue os homossexuais. Mas, já para o Euro2012, organização a cargo da Polónia, um grupo de homossexuais polacos apelou para que lhes sejam proporcionados lugares separados, alegadamente para os proteger de eventuais riscos e agressões.
Afinal, parece que discriminar os homossexuais é aceitável e até dá jeito aos próprios!
Já agora separem os homens das mulheres, para evitar que as últimas sejam abusadas e apalpadas na multidão… O México já o faz em algumas carruagens de algumas linhas do metropolitano!
Eu pela minha parte, como homem heterossexual, sim que me sinto cada vez mais discriminado…

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Roubado!


Ontem, tal como há um mês, fui infamemente assaltado e roubado…
Revoltado e impossibilitado de fazer justiça, procurei esquecer, navegando na internet. Antes porém, abri o “Outlook”! Lixo, como sempre, havia bastante entre ofertas para melhorar a vida e o bem-estar:
- Desfrute da mulher dos seus sonhos sem ter de lhe satisfazer as suas extravagâncias! Compre hoje mesmo a sua boneca insuflável;
- Beneficie dos efeitos benéficos do vinho sem a ressaca do dia seguinte! Tome hoje mesmo “resveratrol” os seus comprimidos de vinho;
- Desfrute fumando em qualquer lugar e ambiente com o seu “cigarro electrónico”.
Vou tomar um Xanax! Pode ser que ajude a esquecer os “ladrões” até ao próximo mês…

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A merda é a mesma...


A partidocracia que nos governa decidiu chumbar o projecto do BE que propunha limitar os salários dos gestores públicos ao do Presidente da República. O projecto do PCP, que também no mesmo sentido impunha limitações aos salários dos “gestores” púbicos, mereceu o chumbo de PS e PSD, acontecendo o mesmo ao projecto lei do CDS, que previa intervenção na concessão de indemnizações e acumulação de vencimentos em empresas satélites. Claro que ao PS não interessa limitar o alimento dos seus vorazes boys. O PSD, que também tem a sua cota de boys, no âmbito da coexistência pacífica do “bloco central”, numa atitude de “hoje por ti amanhã por mim” fez o que lhe competia...
Como se lhes ocorre limitar os salários dessa gente esforçada e sacrificada que governa os bens públicos? Olha tu que ideia mais populista? Vê-se mesmo que vem de gente que não tem responsabilidade governativa! Disseram os arautos desse encapotado e desavergonhado bloco - não de esquerda, mas central - PS & Ds!
Depois de 46 anos de “estado novo” e de 35 anos de parlamentarismo é esta a “democracia” que temos! Democracia? Que democracia?
A merda é a mesma, as moscas vão alternando…

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Atestado!



Um atestado médico? Todos supomos saber o que é, para que serve, como se obtém, quanto custa…
Parece ser que uma “importante”, não menos mediática figura da sociedade portuguesa, necessitou, recentemente, de um atestado médico. Nunca imaginei que gente tão importante tivesse necessidade de se dirigir a um vulgar centro de saúde para o obter! Sempre pensei que a sua importância lhe dispensasse tais sacrifícios… Talvez por isso, a forma como foi obtido tal atestado, levasse a ser comentada em toda a imprensa. 
Desde a TVI24, ao que parece a fonte, JN, DN, Público, Sol, IOL e até mesmo a  "A Bola” noticiavam:  “Armando Vara passou à frente de outros doentes em centro de saúde”, “Armando Vara passou à frente de utentes de centro de saúde”, “… alegando estar com pressa, Armando Vara chegou ao centro, desrespeitou a ordem de chegada dos doentes e entrou no gabinete da médica. A médica, surpreendida, disse que o não tinha chamado, mas este terá respondido que «estava cheio de pressa para apanhar um avião» e acabou por lhe passar o atestado…”. 
“Escândalo”, “um abuso”, “falta de respeito” parece terem dito utentes, e director do centro! Não quero julgar ou condenar o acto do senhor! Mas, perante tão insólito acontecimento e não tendo visto ser questionado por qualquer órgão de comunicação social ou alguém em particular, pergunto:
O que terá atestado, a médica, a Armando Vara? Sim porque ao final parece que o acto médico existiu…

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Resveratrol? A mim que seja em...


Beber vinho faz bem à saúde! Principalmente se for tinto.
De uns tempos a esta parte, os benefícios do consumo, moderado, de vinho tem sido notícia em toda a imprensa. Coisa que não se soubesse, principalmente por aqueles que toda a vida beberam vinho. Pena que o Doutor Salazar não o soubesse, porque então, beber vinho teria dado não só o pão, mas também saúde a um milhão de portugueses!
A introdução de bebidas raras no consumo dos portugueses, ao exemplo da cerveja e whisky, relegou o consumo de vinho para aqueles que sem saberem de toda a parafernália de termos que garantem a bondade do vinho, o bebiam por ser o que havia e se produzia na sua terra! Na minha “zona”, ainda havia o “fino” para os ricos, porque os demais bebiam do “churro”, que ao que parece é hoje o tal que faz bem à saúde…Tascos, adegas, lagares eram os sítios de convívio, sem se saber que se estava a tratar da saúde! Apesar de então serem considerados lugares, simplesmente, de borrachice!
Afinal ao fim de tantos anos, beber vinho faz bem à saúde! Aliás beber vinho deixou de ser socialmente condenável! Antes passou a ser elegante e de grande glamour passear pelas vernissages, de copo na mão! Beber vinho, passou a ser um novo estilo de vida, de forma de estar, de cultura, daqueles que antes não se inibiam de com altivez chamar borracho àquele que bebia vinho. Ah bem! Não sabiam beber! Bebiam por beber! Alguns, rapidamente, frequentaram cursos breves de enologia, acções de formação a preços reduzidos e subsidiadas pelo Fundo Social europeu, sessões de provas, de preferência grátis, para aprender a fazer girar o vinho no copo, a olfactear, e principalmente, entre sorvo e sorvo, a dizer palavras com ar de conhecimento enciclopédico: monovarietal, ousado, pleno de fulgor, notas de frutos vermelhos, chocolate ou baunilha, com um final de boca… E tudo isto porquê?
Há já alguns anos veio a saber-se que as propriedades benéficas do vinho, que não fora o seu teor em álcool, quase fizeram dele um “alimento funcional”, advinham do seu conteúdo em polifenois (taninos, flavonas e ácidos fenólicos), compostos de grande interesse para a saúde humana. O resveratrol, que está presente na casca e grainha da uva, pode ajudar a diminuir os níveis do “colesterol mau” (LDL), aumentar os níveis de “colesterol bom”   (HDL), reduzir o risco de doenças cardiovasculares e é hoje comercializado e conhecido como “comprimidos de vinho tinto”, circunstância que parece ter trazido grandes expectativas comerciais à região duriense, conforme opinião do presidente da União das Adegas Cooperativas da Região Demarcada do Douro.
Com tudo isto ainda corremos o risco de ver as adegas transformadas em laboratórios de produtos farmacêuticos e os vulgares tascos em farmácias, onde em vez de um copo de vinho será pedida uma dose de resveratrol! Nesse caso, não aceitarei ver o meu medicamento ser substituído por qualquer genérico! Pela parte que me toca continuarei a tomar as minhas doses de resveratrol em vinho.
Por outras palavras, direi a quem me servir: a mim, o resveratrol traga-mo em vinho…

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fatos e factos!


Sou um apreciador de futebol desapaixonado. Talvez por isso seja adepto do Sporting, não o de Lisboa como alguns pretendem, mas o de Portugal! Desde que tenho memória o meu clube foi o Sporting, ainda que sempre desatento às futebolices  que fazem as paixões de muitos. No entanto, foi com alguma apreensão que na altura da tomada de posse como Presidente do meu clube, vi um senhor que na conferência de imprensa, agitava vigorosamente o cachecol com as cores do clube e prometia aquilo que os sportinguistas ansiavam ouvir. Utilizava expressões, que procuravam transmitir ação e vigor, entre as quais ficou para a posteridade “Paulo Bento forwhever”… Vi aparecer demasiada gente a coordenar o futebol, mas com muito pouco futebol jogado. Costinha, chamou-me a atenção, por me lembrar dele quando era jogador do Futebol Clube do Porto, quando o vi na condição de director desportivo do Sporting, “passar chás” a adeptos, que descontentes nos finais dos jogos, reclamavam por mais futebol. Diziam os entendidos que Costinha fazia o” papel sujo”, necessário à circunstância, melhor que qualquer outro. Realmente não foi da maneira mais limpa que abandonou o Sporting…
Não ficará para a história das glórias! Deixa mais saudades os fatos que os factos.

Nota: O texto foi escrito seguindo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Uma questão de geografia.!



Semanário regional anuncia na primeira página com grandes parangonas; “Douro exporta AZEITE para a América do Sul”. A notícia, desenvolvida nas páginas interiores, é ainda precedida pelo título “Azeites do Douro à conquista da América do Sul”, seguida do subtítulo “Cuba e México são os novos destinos comerciais do azeite duriense”!
Razão tinha Colombo de pensar que tinha chegado às índias… Ao final é tudo uma questão de geografia!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Contributo II


Contributo para a enciclopédia da asneira. Estas são algumas das respostas a perguntas de um teste da disciplina de Zootecnia Geral:
“O tipo de gordura que podem ser encontrados na carcaça e corpo dos ruminantes são: hemicelulose, celulose e hidratos de carbono”
“O tipo de gordura do corpo é o toucinho porque a gordura do leite é para fazer manteiga”
“Hiperplasia é quando o animal está no seu pleno ou seja sente-se bem esta naquele período em que nada o chateia…”
“Hipertrofia consiste quando o animal se comporta de maneira diferente ou seja esta atrofiado com alguma coisa.”
“Hipertrofia é o aumento de órgãos ou crescimento de algo anatómico.”
“Hipertrofia é o atrofiamento dos órgãos internos do animal que vai afectar o crescimento. A hiperplasia é o aumento dos órgãos internos que também afecta o crescimento.”
“Os fenómenos de hiperplasia e hipertrofia é a evolução e crescimento deficiente do animal que cresce com problemas podendo transmitir aos seus descendentes”
“O cavalo quando está no fenómeno de hipertrofia, pula, salta como se quisesse mostrar que algo não está bem”
“Os ovinos procedem da família ovidae”
“Os ovinos procedem de três espécies”
“As formas que procedem os ovinos são os caprinos”
“Há uma raça que deixou de ter a sua lã natural e passou a ser calcada. Adaptações que derivaram do meio ambiente em que se encontrariam”
“A ovelha já é domesticada há muito tempo, mas houve a necessidade de torná-la fértil e com o cruzamento isso foi possível”
“Fertilidade é quando a ovelha encontra o carneiro e o cordeiro nasce morto”
“Fecundidade é quando a ovelha encontra o carneiro e o cordeiro nasce vivo”
“os termos mais usuais para descrever os bovinos são: bezerro, novilhos, vaca, égua”
“bobinos: touro, boi, vaca, vitela, borrego e nobilho”
Referindo-se a diferenças anatómicas do aparelho reprodutor de vacas e ovelhas disse:
- “Aparelho reprodutor das ovelhas é constituído por cardia, rúmen, pirolo, goteira esofágica etc”
-  “uma diferença duma para é as munições”
- “A vaca demora mais tempo a reproduzir que a ovelha”
- “as ovelhas no aspecto de anatomia ao aparelho reprodutor são mais gestantes que as vacas”
Rir? A mim deu-me vontade de chorar…

domingo, 6 de fevereiro de 2011

“Casa Pia”


No já longo e indecoroso processo “casa Pia”, que a todos - principalmente à justiça portuguesa - nos deveria envergonhar, é de crer que a única “verdade”  dita foi por Carlos Mota, o então secretário particular de Carlos Cruz, quando logo no inicio proferiu a pouco enigmática, mas emotiva declaração: “Se o Carlos é pedófilo, então eu também sou…”.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Mais Sociedade?


Estados gerais! Novas fronteiras! Mais Sociedade! A fórmula é a mesma… A lista de “personalidades” passa de uns a outros! Os menos conhecidos, na esperança de que não sejam esquecidos à hora do “repasto”, apressar-se-ão a assinar e alardear esta “nova” fórmula...

Debaixo de uma pretensa atitude de “dar voz à cidadania”, auscultar o “saber” e as opiniões de “personalidades” sem militância partidária, tal como antes Guterres e Sócrates, agora Passos monta o “circo”! Malabaristas, trapezistas e palhaços são os mesmos… Habituados a transitar de pista em pista, exibem os mesmos truques de ilusionismo, com semelhantes narizes de batata, amparados pela mesma rede que sempre os amparou, dirão e tentarão fazer-nos crer que algo vai mudar!

Venha Passos, transportando os destroços de Sócrates, abandonados por Guterres, antes criados por Cavaco, mas basta! Basta de falsas reflexões, de improvisadas soluções, de figuras independentes de duvidosa modéstia, de alarves ambiciosos de poder…

Por favor, poupem-nos!



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A aquecer há mais de 70 anos…


Os alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real, manifestaram-se esta semana contra a falta de aquecimento! Escassos 7 dias depois, fico surpreendido com a notícia, não agora televisiva ou em qualquer jornal diário nacional, mas sim no semanário regional “A Voz de Trás-os-Montes”, de que a escola é já aquecida desde o dia 1 de Fevereiro por uma nova caldeira. Claro está de ver que se o frio que levou os estudantes a manifestarem-se foi motivo de notícia em telejornal nacional, já o calor que agora os aquece não suscita o mesmo interesse…
Mas perguntarão qual o motivo que me move o interesse pela instalação de uma caldeira nova na Escola Camilo Castelo Branco em Vila Real? Mais que nada o facto de a caldeira que durante 70 aqueceu essa escola, foi a mesma que me “aqueceu” durante os 5 anos que fui aluno do então “Liceu Nacional de Vila Real” ao qual o “estado novo” “roubara” o nome do seu patrono, Camilo Castelo Branco. Assim, liga-me à caldeira agora desactivada, uma réstia de carinho e saudade, não pela quantidade de calor que a mesma produzia nos meus tempos, mas principalmente porque era motivo para nós, no final das aulas de ginástica gritarmos “Oh Chico vai ligar a caldeira”, sem o êxito de termos uma gota de água quente, dada a já então ineficácia da caldeira associada em parte ao relaxamento do indisposto Chico… Assim mesmo aqueceu, o que foi possível aquecer, durante 70 anos… O fim de uma caldeira que “aqueceu” tanto e tantos, sim que seria notícia!

Fé