quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Memorável!


Vivam os ricos…

O dia de ontem ficará na memória de todos aqueles que fomos promovidos ao estatuto dos “ricos” deste país. O primeiro-ministro e o ministro das finanças, num gesto magnânimo, promoveram todos os funcionários com vencimento ilíquido acima dos 1500 euros ao estatuto de ricos! 
Finalmente vi cumprido aquilo que, nos longínquos anos de 1975 e 1976, se gritava nas ruas “os ricos que paguem a crise”, situação a que muitos – silenciosamente - almejávamos! Um dia vir a ser rico.
Também não é preciso gritar: “vivam os ricos abaixo os pobres”! Vejam lá! Já que somos ricos, não é de bom-tom ofender os demais... Já agora, evitem engrossar essa desprestigiante classe dos “novos-ricos”, sejam somente ricos.
Desculpem a insistência, dado já antes o ter perguntado: foi você que mandou comprar um submarino?

Fé

domingo, 26 de setembro de 2010

Quem errou o passe?

Para “bailar o tango são precisos dois” dizia Sócrates há quatro meses atrás! “Sou um péssimo dançarino” afirmava Passos Coelho! Agora parece que alguém errou o passe e pisou o pé do outro! As acusações são mútuas, mas quem confessou ser mau na dança foi Passos Coelho, a menos que a falta esteja na orquestra! Alguém sabe quem tocou? Sim, porque conforme se toca assim se dança

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Motivos?


Ao contrário de Gilberto Madaíl, que disse hoje não ver motivos para se recandidatar a Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, eu (e com toda a certeza muitos mais) não só vejo motivos como reconheço razões para que ele não se recandidate. Mais ainda, num país normal, o senhor seria impedido, a bem do bom nome do futebol português, de se recandidatar. Haja vergonha!

Sem ficção

sábado, 18 de setembro de 2010

Sem ficção

O voto!

O voto do PS, ao lado do PSD e CDS, reprovando a condenação da expulsão dos ciganos em França, branqueando a política de Sarkozy, independentemente de ter sido proposto pelo BE, deixa envergonhado qualquer um que tenha presente a cada vez mais esquecida Declaração Universal dos Direitos do Homem. As posições do PSD e CDS, que em nada devem estranhar os mais avisados, partidos da família politica do partido de Sarkozy, companheiros de route, nesta e outras questões, de Silvio Brlusconi, deveria deixar envergonhado o PS. Onde param os princípios, defendidos pelo PS, no respeito pelas minorias, na luta pela exclusão social e no respeito pela dignidade humana? A expulsão de ciganos de França, não é uma questão individual, é o principio do fim da tão propalada construção da “Europa dos cidadãos”! Veremos o que se segue!

Este não é definitivamente o meu PS!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Controlar a despesa!


A imprensa noticiava, ontem, que a evolução da divida pública portuguesa mostrava que Portugal se tinha endividado, até Agosto, em 14,2 milhões de euros, próximo do limite de 17,4 mil milhões autorizados no Orçamento do Estado para todo o ano. Os jornais referiam que, a chanceler Angela Merkel, terá enviado recados ao Governo português lembrando que não está a fazer bem o trabalho de casa! Hoje, podemos ler que os mercados financeiros mostraram alguma desconfiança em relação a Portugal, ao aumentarem os juros da divida para valores que nos colocam ao nível da Grécia!
A tudo isto, Sócrates diz que as noticias são alarmistas! Ana Jorge “reduz a despesa da saúde, cortando na comparticipação de medicamentos”! A ministra da Educação e o ministro das Finanças assinaram um despacho de criação de um grupo de trabalho para propor medidas que promovam "a eficiência e eficácia"  ( ou seja reduzir a despesa)dos serviços prestados nos ensinos básico e secundário! “É preciso um esforço muito significativo na redução da despesa", diz Teixeira dos Santos! Passos Coelho (com ar de grande sentido de estado, mas também de apetite voraz pelo poder) diz recusar aumento de impostos sem redução da despesa!
Já agora! Foi você que pediu para comprar um submarino?

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ciganos!



A luxemburguesa Viviane Reding, comissária europeia da justiça, viu-se obrigada a corrigir as declarações em que evocava deportações da II Guerra Mundial, para as comparar às recentes expulsões de ciganos romenos e búlgaros de França. Já o presidente Francês, Nicolas Sarkozy, ao sugerir que a comissária europeia deveria acolher os ciganos no seu país, mostrou que a comparação que tanto o ofendeu, não era de todo descabida!
A acrescentar, parece que o único apoio inequívoco que Sarkozy recebeu, terá vindo do seu homólogo italiano Silvio Berlusconi! Que belo par de …
Assim vai a Europa….
 

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Só não viu antes…



“Passos avisa PS que é mais fácil acordo na revisão do que no Orçamento” é hoje noticia na imprensa! Tal como qualquer um - até mesmo entre os mais distraídos ou mesmo menos avisados – a desastrada e abstrusa proposta de revisão constitucional de Passos Coelho, não era mais do que uma arma de arremesso. Lamentável que o que deveria ser o principal texto de suporte ao regime democrático seja tão impropriamente usado…
Pode que seja estratégia, mas só não tinha dado conta quem não quis!

Adrenalina


Jorge Jesus, recorre aos seus conhecimentos em fisiologia, em declarações à RTP, falando na “velocidade da adrelanina” no “sangue a 500 à hora” dos jogadores.
Quem será essa senhora que faz correr o sangue a velocidades estonteantes?

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Revisão constitucional

Como pode, de acordo com Passos Coelho, explicar-se que alterações ao texto constitucional como a substituição de despedimento “com justa causa” por “razão legalmente atendível” ou que os serviços de Saúde e Educação deixem de ser “tendencialmente gratuitos” para passar a prevalecer que ninguém deve ser privado do acesso à Saúde e à Educação “por falta de meios económicos”, sejam “essenciais para tornar mais rápido o crescimento em Portugal” contribuir para “a criação de emprego” ou até mesmo “dar sustentabilidade às nossas finanças públicas”? Podem tais alterações ao texto constitucional tornar o “Estado social mais justo” ou mesmo “defender um Estado social moderno” como afirma o Presidente do PSD?

De um facto político com entrada de leão, Passos Coelho tem agora uma saída de sendeiro… De muito prometer e até mesmo ameaçar, deixa intactos os poderes do Presidente da República, abandona a possibilidade do parlamento se auto-dissolver ou até mesmo a ideia peregrina do Presidente poder “demitir o Governo sem alegar o regular funcionamento das instituições”.

Decididamente de uma imagem de dirigente responsável, cooperante, com estratégia e preparado para governar, passou a ser mais um politico bruxuleante de ideias abstrusas.

Mau começo na chamada “reentré” …

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

República ou Monarquia?



O Partido Popular Monárquico vai solicitar reuniões com o PS, PSD e CDS para lhes propor alteração do artigo 288 da Constituição, de forma a tornar possível um referendo sobre República ou Monarquia.
A história mostra que o acto de referendar, regimes e constituições é uma característica mais de democracias musculadas!
Nunca apreciei aqueles que defenderam, no passado, referendar a constituição, mas tratando-se de referendar o regime numa escolha entre república ou monarquia, e conhecendo o perfil do mais mediático candidato a herdeiro da coroa portuguesa, não seria melhor referendá-lo também? É que se o candidato a rei não for referendável, também o regime não o deverá ser. De qualquer modo, o candidato à coroa portuguesa, não está impedido de se apresentar a eleições! Não de rei mas de presidente…
Bem ou mal, sempre podemos ir escolhendo…
Fé  

sábado, 11 de setembro de 2010

Intuição!

Na sua edição “on line” o “prestigiado” Expresso publica uma notícia sobre uma “professora de Braga” que lidera uma lista de assinaturas a favor de Carlos Cruz. A lista pretende ser uma petição a enviar ao Presidente da República, primeiro-ministro e ministro da justiça, clamando pela inocência do presumível pedófilo e criticando a justiça portuguesa. Diz o articulista que a citada “professora” declarou ao expresso: "Acredito na sua inocência, porque a minha intuição nunca me engana". Não pretendo discutir a justiça portuguesa, o “caso casa Pia”, a condenação dos seus arguidos ou sequer as qualidades intuitivas e sobredotadas de uma professora, só comparáveis às do Prof. Karamba! Mas que o assunto mereça a atenção e seja notícia, nada abona em favor do “Expresso”.

Assim vai a imprensa…

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Greve!

Sempre me pareceu que a fronteira entre a escolha em ser policia ou ladrão era inexistente! Hoje não parece ser assim.
Enquanto ladrões, prevaricadores, criminosos, abusadores, violadores, vigaristas, que nunca fazem greve, os polícias ameaçam com um pré-aviso!
Pese embora o risco de maiores infracções, pelo menos vamos ter descanso das multas de estacionamento, a menos que não seja feita greve a esta actividade. Não esqueçamos a compensação pecuniária para os polícias que resulta da fiscalização dos parcómetros…

Decididamente a polícia já não é o que era…

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Não acham que…?

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, convidado a opinar sobre o empate da selecção portuguesa frente ao Chipre, escusou-se, dizendo não ser “adepto da técnica do achismo” para de seguida dizer que “achei que o jogo…” “achei que tivemos azar…” entre outros achei que…

A que técnica se estaria a referir o secretário de estado? Tratar-se-á de uma nova metodologia de treino? Talvez alguma nova táctica futebolística?

Perante tais “doutas” e “eruditas” palavras, não “acham” que o secretário de estado faria melhor estar calado?

Público - Uma biografia de Salazar

Público - Uma biografia de Salazar